Como montar uma clínica de recuperação para dependentes químicos

Abrir um centro de recuperação para pessoas que passam por problemas com drogas e álcool (centro de reabilitação para a maioria) requer o cuidado com dois fatores que a maioria das pessoas desconhece.

Seguem abaixo algumas dicas para auxiliar a como abrir uma clínica de recuperação para dependentes químicos.

Primeiro, como abrir legalmente um centro de recuperação. Há muita papelada e regulamentação nesse espaço, portanto o licenciamento é obrigatório.

Lembre-se, a discrição neste tipo de negócio é essencial. As pessoas não podem aparecer ou serem expostas. Sendo assim. os consultores da Agência de Reabilitação de Drogas podem ajudá-lo a iniciar seu centro e torná-lo lucrativo nos primeiros meses e além.

No entanto, se você quiser saber como abrir um centro, descrevemos o que precisa ser feito aqui.

ESTUDO DE VIABILIDADE

O primeiro passo é um estudo de viabilidade. Isso o ajudará a determinar exatamente o que é necessário na sua área local (ou na área em que você deseja abrir um centro). Nesta fase, você precisará determinar o tipo de centro de reabilitação que deseja abrir.

Por tipo, estamos nos referindo ao nível que o seu centro de tratamento fornecerá. Por exemplo, será um espaço completo com centro de atendimento?

Em seguida, você precisa determinar o tamanho do centro. Quantas camas você deseja operar?

Uma armadilha é a abertura de um centro de reabilitação com uma grande quantidade de leitos, mas sem uma estratégia de marketing e orçamento que possa atender a todos os custos de operação.

A realização deste estudo de viabilidade ajudará a determinar o que é necessário na área em que você fará negócios e fornecerá informações valiosas sobre como planejar um orçamento para a abertura do centro.

LICENCIAMENTO 

Abrir um centro de reabilitação é como abrir um consultório particular em medicina, você precisa ter uma licença para realizar negócios no campo do vício. Isso é feito através das autoridades locais e envolve zoneamento também.

Se você deseja abrir um centro de recuperação residencial, o local de sua residência pode exigir um zoneamento médico comercial.

É preciso ficar a par dos órgãos competentes, como por exemplo, ANVISA.

QUANTO CUSTA PARA ABRIR UMA CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO?

Abrir um centro de tratamento pode ser um alto investimento. Seu maior gasto será na propriedade e nas pessoas que administram o centro.

O problema de responder a essa pergunta é que cada centro é muito diferente. Que tipo de centro você está abrindo, modalidades, nível de atendimento, cidade e estado, etc. Grande parte de um estudo de viabilidade descreve os custos associados a um centro.

PLANO DE NEGÓCIOS

Como qualquer empresa, você precisa criar um bom plano de negócios e pró-forma. A pró-forma servirá para estimar a receita faturável, a receita esperada e as despesas.

É aqui que você realmente se concentra no orçamento de marketing, pois é isso que trará a receita esperada. A pré-forma também ajudará você a entender o investimento necessário para iniciar um negócio de reabilitação.

PESSOAL E TREINAMENTO

A indústria de recuperação não é muito diferente da maioria. Sua equipe criará uma experiência incrível para seus pacientes. Você precisa contratar a seguinte equipe para abrir um centro:

  • Equipe executiva
    • Diretor médico
    • Diretor executivo
  • Funcionários de entrada (manipulação de leads de entrada para tratamento)
  • Equipe médica
  • Membros do clérigo
  • Zeladores
  • Trabalhadores de Caso
  • Gerentes
  • Administradores

EXECUÇÃO DE MARKETING

O marketing digital e o tradicional são o lugar onde a maioria das pessoas falham no negócio de recuperação.

Eles não fornecem orçamento suficiente para cobrir o que é necessário e acabam ficando sem dinheiro ou têm camas vazias quando abrem.

A segunda abordagem é a geração de leads. Muito provavelmente, não estará no modo ROI completo quando você abrir.

 Isso irá gerar algumas entradas, mas você precisará fazer um orçamento para os serviços de geração de leads para preencher os leitos restantes. 

A geração de leads é feita por meio de TV, Rádio, Pesquisa paga e Mídia social.

A geração de leads custa mais por entrada do que a pesquisa orgânica, mas pode ser desativada e ativada rapidamente para garantir uma taxa de conversão adequada.

Fonte: Interhelp internação clínica de recuperação para dependentes químicos.