Como investir em marketing para o Instagram

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no mundo e, por conta disso, tem sido usada por diversos setores e empresas, como AEO, pequenos e microempreendimentos, multinacionais, entre outros.

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o Instagram segue na liderança no crescimento em relação às demais redes sociais. Segundo pesquisas em marketing digital, a rede é a preferida de 1 a cada 4 usuários, perdendo apenas para o Facebook.

Só o Brasil conta com 66 milhões de usuários ativos no Instagram, ficando atrás dos Estados Unidos, com 110 milhões.

Por conta disso, muitas empresas investem em estratégias de divulgação no Instagram, para conquistar novos clientes, obter reconhecimento no mercado, fortalecer a presença da marca na internet (brand awareness) e ainda aumentar as vendas.

O grande problema é que, mesmo encontrando inúmeros negócios no Instagram, como conserto tv lcd, lojas de roupas, procedimentos estéticos etc., muitas marcas ainda fazem o marketing de forma amadora.

Em um mercado tão competitivo e exigente, saber como formular estratégias direcionadas no Instagram pode ser a chave do sucesso.

No artigo de hoje, conheça algumas dicas de como investir em marketing para o Instagram. Continue a leitura!

1 – Desenvolva conteúdo personalizado para o Instagram

O Instagram é uma rede social muito exigente com a questão do conteúdo. 

Isso porque não basta sair por aí publicando fotos, vídeos ou imagens aleatórias, como costumamos fazer em uma conta pessoal. Ao contrário, para as empresas, tudo deve ser pensado nos mínimos detalhes.

Não adianta nada postar uma foto de má qualidade, com uma descrição criativa. Lembre-se que o Instagram é focado em apelo visual, por esse motivo, os conteúdos precisam ser atrativos e nítidos – e isso vale tanto para as imagens, quanto para os vídeos.

Por isso, uma dica é pesquisar por postagens de empresas concorrentes, para entender como o público reage às publicações.

Os negócios B2B (Business to Business) costumam ter muita dificuldade na produção de conteúdo, especialmente o imagético, por acreditarem que o produto ou serviço não é visualmente atrativo. Mas não é necessário investir somente em fotos da mercadoria.

Imagens que mostram o dia a dia da empresa, como por exemplo um operador de empilhadeira no trabalho, são excelentes ferramentas de humanização da marca. 

Isso gera a aproximação do público e maior empatia, refletindo positivamente no reconhecimento e no brand awareness.

2 – Construa uma comunidade com as hashtags

As hashtags (#), também conhecidas como “joguinhos da velha”, são recursos que permitem categorizar um conteúdo publicado dentro de grupos relacionados, funcionando de maneira semelhante às palavras-chave.

Ao escrever uma hashtag, como #marketingnoinstagram, o termo se transforma em um hiperlink, que irá direcionar às pessoas que pesquisam essa palavra até o seu conteúdo. 

Ou seja, é uma forma de fazer com que o público associe a imagem da empresa com um segmento e, com isso, a sua marca se torne uma referência.

Contudo, é preciso seguir as boas práticas das hashtags no Instagram. São elas:

  • Use apenas hashtags relevantes;
  • Use no máximo 10 hashtags por postagem;
  • Leia os termos de uso para evitar shadowban;
  • Não use hashtags muito longas.

O shadowban é uma espécie de punição do Instagram para as contas que não usam as hashtags de modo correto, infringindo as condições de uso da rede social.

É preciso ter cuidado com isso, para que a sua postagem não perca o engajamento, algo que prejudica o marketing no Instagram.

3 – Poste vídeos no IGTV 

O IGTV é uma ferramenta de postagem de vídeos longos (que ultrapassam 1 minuto) no Instagram. O recurso pode oferecer grandes oportunidades para empresas que desejam investir em formatos audiovisuais, que são um dos conteúdos mais promissores do marketing.

Dessa maneira, ao invés de escrever uma longa descrição em uma foto sobre como fazer uma vedação para janela de vidro, é possível criar um tutorial no IGTV, tornando o conteúdo muito mais fácil de ser consumido – consequentemente, gerando mais engajamento.

4 – Use o Instagram Shopping

O Instagram Shopping é outro recurso de marketing que possibilita melhor engajamento dos usuários com a sua conta comercial. 

Ele permite a marcação de produtos diretamente nas postagens, direcionando os visitantes até a compra da mercadoria.

Dessa forma, é possível aumentar o tráfego orgânico do seu site, além de tornar o processo de venda muito mais rápido.

Conclusão

O marketing para o Instagram tornou-se indispensável para empresas de qualquer ramo que desejam aumentar o reconhecimento e a consciência de marca, visto que a rede social é uma das que mais crescem no mundo.

Por conta disso, vale a pena conhecer técnicas de divulgação no aplicativo, bem como acompanhar as principais tendências no marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.