Como instalar Android Studio?

Quem deseja trabalhar com desenvolvimento mobile precisa saber como instalar Android Studio. Afinal, esse é o kit de desenvolvimento para trabalhar com o Android, que é só o sistema operacional mais usado do mundo e, claro, o mais popular dentre os smartphones no momento. Portanto, um desenvolvedo mobile que não sabe trabalhar com o Android terá muita dificuldade de encontrar um posicionamento no mercado.

Assim, quem quer entrar nessa área (que só cresce ano após ano), precisa aprender a dominar o Android Studio, conhecer todas as suas funções e saber como usá-lo para criar os seus projetos. Somente assim poderá ser possível trabalhar nas principais empresas de desenvolvimento de software – Mestres da Web sendo um dos principais exemplos que podemos citar no momento.

E aí, quer aprender como instalar Android Studio na sua máquina? Então siga a leitura abaixo!

Como instalar Android Studio?

No Windows

O primeiro passo para instalar o Android Studio é baixá-lo no site oficial Android. Tanto faz o seu sistema operacional, o link de download é o mesmo. Para instalá-lo no Windows, o processo é bem simples.

Se você fez o download da versão .exe, que é um executável, basta clicar duas vezes no arquivo. Caso tenha feito download da versão .zip, precisará abrir o arquivo e retirar tudo lá de dentro para a pasta Arquivo de Programas no seu computador. Depois disso, abra a pasta android-studio > bin e execute o arquivo studio64.exe (em PCs de 64 bits) ou studio.exe (em máquinas de 32 bits).

Feito isso, o assistente de configuração Android Studio aparecerá. Basta seguir as instruções e selecionar todos os pacotes SDK que forem recomendados. Não tem segredo, ok?

No Mac

O processo de instalar o Android Studio no Mac é um pouco diferente. Comece executando o arquivo DMG no Android Studio. Em seguida, arraste e solte o ícone do Android Studio na pasta aplicativos. Execute-o.

Na instalação, você precisará definir se quer importar definições anteriores do Android Studio, caso já tenha usado o kit antes. Se for a primeira vez, não selecione nada e aperte Ok. Finalmente, o assistente de configuração aparecerá para guiar todo o processo. A partir daí, não há segredo: basta clicar em Avançar quando preciso, selecionar as configurações e baixar os componentes do SDK do Android quando for solicitado.

Um ponto importante a ter em mente é que, no uso do Android Studio no macOS Mojave ou mais recente, é possível que surja uma solicitação para que o ambiente de desenvolvimento tenha acesso a várias funções do computador, como os contatos, agenda e fotos. Essa solicitação é normal por causa de mecanismos de proteção de privacidade em aplicativos que acessam arquivos no diretório principal do computador. Caso o projeto em que você trabalhar tenha arquivos ou bibliotecas no diretório principal e a solicitação aparecer, basta clicar em Não permitir.

No Linux

Se você usar um Linux na sua máquina, também pode instalar o Android Studio sem problemas. O link para download é o mesmo mencionado acima. Comece baixando o arquivo .zip disponibilizado e descompacte-o em algum lugar da sua máquina. Pode ser onde for mais conveniente para você. Antes de iniciar a instalação, no entanto, você precisará baixar as bibliotecas que são necessárias para rodar no Linux caso seja a versão 64 bits do sistema operacional. Elas estão nesse link. Baixe-as e instale-as.

Depois disso, abra um terminal e vá até o diretório android-studio/bin/ e execute o arquivo studio.sh. Selecione se quer importar as configurações anteriores, como no Mac, e clique Ok. O assistente guiará o resante do projeto, que é bem rápido, fácil e simpleus.

No ChromeOS

Por fim, é hora de aprender como instalar o Android Studio no ChromeOS. Nesse caso, precisaremos fazer uma pequena gambiarra. Vamos primeiro instalar o Linux no ChromeOS e, então, instalar o Android Studio via Linux.

Quando tiver o Linux já instalado na máquina e tiver baixado o Studio, abra o app Arquivos e procure o pacote DEB no computador (provavelmente estará em Downloads). Então clique com o botão direito do mouse no arquivo e selecione a opção Instalar com Linux.

O assistente de configuração assumirá o controle e basta que você siga as instruções até o fim. Quando a instalação concluir, você poderá usar o Android Studio pelo acesso rápido do computador ou pelo terminal ChromeOS Linux. Basta executar o studio.sh por esse caminho. Sem dificuldades, né?

Pronto! Agora você já sabe como instalar Android Studio na sua máquina, seja qual for o sistema operacional usado. O próximo passo é finalmente baixar o programa, colocá-lo no seu computador e começar a fazer os primeiros projetos e cursos para ser um desenvolvedor mobile. Com isso, você poderá construir um portfolio e tentar uma vaga de emprego no setor de TI.

Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!