Como implementar o uso de um ERP na sua empresa

A implementação de um ERP é considerado, por grande parte dos gestores, como um dos grandes desafios da companhia. Para ajudá-lo nesse processo, desenvolvemos uma série de dicas que podem ser aplicadas hoje mesmo. Provavelmente, após a leitura deste conteúdo, será mais fácil incorporar esse sistema em seu negócio.

Então, não perca mais tempo. Veja agora mesmo como implementar o uso de um ERP na sua empresa.

Compartilhe a novidade com o time

Ao contrário do que muita gente imagina, a implementação de um ERP na empresa não é responsabilidade apenas de um colaborador. Afinal, o sistema mudará a rotina de trabalho de todos os membros da equipe.

Para que o processo ocorra da melhor forma possível, os gestores devem manter um diálogo aberto com todos os funcionários. Em um comunicado, é importante destacar quais são os impactos que a tecnologia trará para a rotina de trabalho, porque ela será incorporada na empresa e como isso influenciará na qualidade e produtividade dos colaboradores.

Quando a equipe consegue entender as vantagens dessas alterações e se sente parte do processo de mudança, ela aceita a nova forma de trabalhar com mais facilidade. Para completar, todos os colaboradores ficam mais motivados para que o processo ocorra sem ruídos e de forma bastante prática.

Contrate um especialista

Muitos profissionais não têm segurança em conduzir a implementação de um sistema de ERP na empresa. Para que esse tipo de comportamento não afete a qualidade do trabalho, recomendamos contratar um especialista no assunto para que ele possa orientá-lo sobre os próximos passos.

A contratação desse profissional ajuda a tirar as principais dúvidas sobre a implementação, garantindo mais agilidade, confiança e eficiência durante o processo. A sua empresa terá mais facilidade para se adaptar ao novo estilo de trabalho.

Invista em treinamentos

Outra dica interessante para implementar o ERP em sua companhia é investir no treinamento da equipe. Para que tudo ocorra conforme planejado, os colaboradores precisam entender melhor as funções, a operação e o quanto o software pode ajudar durante a rotina.

A falta de conhecimento dos membros do seu time pode trazer várias consequências negativas. Dentre as mais comuns, encontram-se: medo, insegurança e até resistência às novas orientações.

Uma dica interessante é liberar a tecnologia aos poucos. Treine um ou dois times e, logo em seguida, autorize a implementação para os outros setores. A organização é essencial para garantir o bom funcionamento do ERP.

Customize o seu software

Um dos principais erros que grande parte dos gestores cometem é direcionar a responsabilidade do sucesso da implementação exclusivamente para a tecnologia. Claro, ela pode trazer muitos benefícios para o seu negócio. No entanto, você deve reservar alguns períodos do seu dia para customizar o software de acordo com as necessidades da sua companhia.

Respeite o cronograma

Vamos finalizar as nossas dicas falando sobre a necessidade de respeitar os cronogramas de implementação. É fundamental deixar claro que esse processo não ocorre da noite para o dia. Então, tenha calma e siga todas as etapas.

O período da implementação pode variar por vários motivos, como a quantidade de times em sua empresa e número de serviços escolhidos. Para evitar desvio de rotas, acompanhe o planejamento e monitore todas as etapas.

Em um primeiro momento, essas tarefas podem parecer cansativas. Aos poucos, perceberá o quanto elas podem influenciar positivamente em sua rotina.

Após descobrir como implementar o uso de um ERP na sua empresa, conheça a Brobot. Trata-se de uma companhia que tem como objetivo ajudar diversos negócios a executar uma gestão com mais praticidade e eficiência.