Como gerar leads

como gerar leads

A melhor maneira para gerar leads para uma empresa é criar conteúdo relevante, é oferecer gratuitamente em vários formatos como: video, texto e podcast. E após capturar o contato deste lead, continuar mantendo relacionamento com ele através de email ou Whatsapp enviando mais conteúdo de valor.

Quais as melhores formas de gerar leads?

Não existe uma formula mágica pronta para a geração de leads, você deve entender muito bem o seu público e desenvolver uma estratégia de acordo com a ação que mais gera engajamento com ele. Atualmente tem sido bastante utilizado vídeos de conteúdos gratuitos, artigos em blog, lives nas redes sociais, todas essas ações quando bem feitas despertam o interesse em seu público e a partir desse interesse fica bem mais fácil você com seguir leads.

Para elaborar um pouco mais, posso dizer que, como geração de leads é o objetivo de muitas das empresas que fazem estratégias de Marketing Digital, toda a estratégia em questão deve ser pensada em função desse objetivo.

Assim, você deve produzir conteúdos que:

  1. Estejam alinhados com a sua persona, ou seja, independente do tipo de conteúdo que você produzir, ele deve alcançar um público que pode, potencialmente virar seu cliente.
  • Sejam otimizados para conversão. De nada adianta o seu conteúdo alcançar o seu público se você não possibilitar que seus visitantes deixem as informações dele para que você entre em contato futuramente. Por isso, aqui é válido ir além do comum e pensar em formas diferentes de gerar leads. Aqui vão alguns exemplos de pontos de conversão comuns:
    • Conversão em vídeos
    • Conversão em áudio
    • CTA de banner
    • CTA de texto
    • Side bar
    • Pop ups
    • Formulários embedados no post ou no site
  • Sigam o indicado de 80/20 em relação ao funil de vendas. Uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo deve focar mais em resolver as dúvidas da persona do que falar sobre o seu produto. Então recomendamos que você produza 80% dos seus conteúdos para o topo do funil e 20% para meio e fundo de funil.
  • Acompanhar a conversão muito de perto. Alguns mercados passam por sazonalidades, então a conversão pode variar bastante. Porém, mantendo uma taxa de conversão de visitantes em leads mais ou menos constante vai te permitir atacar estratégias que te trazem mais tráfego, como SEO, conteúdos virais e social, para potencializar a sua geração de leads!

Estratégias de geração de leads

Existem algumas estratégias que você pode automatizar algumas ações como por exemplo realizar a postagem desse conteúdo criado utilizando alguns softwares de postagem automatizados.

Vou dar alguns exemplos:

1º – Encontre um tema relacionado ao seu nicho de mercado e desenvolva um texto, não precisa ser algo muito grande em média uma ou duas páginas no máximo, formato com imagens atrativas pesquisar no Google imagens e você vai encontrar várias imagens relacionadas de qualidade.

2º – Agora você precisa postar esse seu texto em algum lugar, posso indicar o site Medium, basta criar uma conta e você pode criar quantos textos quiser e postar nesse site, assim que você realiza A postagem de seu texto no médium ele te dá um link, o endereço para essa sua postagem, copie esse link e vamos para terceiro passo.

3º – Você precisa que as pessoas vejam seu texto que foi postado, para isso pode divulgar em redes sociais como Facebook, postar o seu link em diversos grupos, enviar para outras redes como Tumblr, LinkedIn entre outras. Nesse passo eu gosto de usar ferramentas automatizadas pois assim não preciso perder tanto tempo visitando grupo a grupo e postando meu vinho manualmente, ferramentas que uso é o software AutoFace, ele carrega todos os seus grupos do Facebook visita a um e vai enviando o seu link em uma postagem assim rapidinho você envia o seu artigo para diversos grupos e com certeza terá centenas de visitas.

Dica extra para divulgar seu conteúdo

Outra técnica que você pode usar para espalhar o seu texto é postando em sites de classificados grátis, existem centenas de site de classificados grátis, essa técnica é muito boa pois além das visitas que viram diretamente do site de classificados você terá visitas orgânicas lindas de pessoas que realizam buscas no Google e em outros sites de busca, isso pelo fato de que quando você realiza um anúncio nesses sites ele passa não aparecer nas buscas do Google e com isso você recebe visitas desses buscadores.

Tentei mostrar de forma mais simples possível uma das formas que faz para conseguir alguns leads para o meu nicho de mercado, espero que você possa tirar algum proveito disso e futuramente nos passar também dicas caso venha a encontrar algo novo por aí, abraços e sucesso.

Creio que estes sejam passos básicos para a sua estratégia de geração de leads.

Espero que te ajude 🙂