Como fazer um inventário caso um dos herdeiros não queira?

fazer um inventário

Apesar de não parecer muito comum, acontece muitas vezes, ao abrir um procedimento de inventário, de um dos herdeiros não estar satisfeito e por isso não concordar com a divisão ou com o que será feito com aquele bem.

Nesse caso ele pode ser contra a execução do pedido e isso pode gerar algumas dores de cabeça para as outras partes que estão satisfeitas com a situação. Se isso acontecer com você algum dia você saberia como agir? Veja agora quais as recomendações para uma situação como essa.

Onde achar ajuda?

Se você estiver com problemas para encontrar ajuda pode tentar os seguintes métodos:

  • Consultar um advogado;
  • Iniciar a ação de inventário;
  • Depois o herdeiro que não concorda deve ser comunicado.

Fazendo esses pequenos passos tudo acontecerá de acordo com a lei, mas é claro, isso pode não ser suficiente, afinal de contas, não faria sentido discordar se a opinião dessa pessoa não fosse levada em conta. Então chegamos à segunda parte.

Que poderes tem essa parte discordante?

Antes de tudo é importante que você esteja ciente, seja você a parte discordante ou quem quer abrir o processo, que não é possível impedir o processo.

Se o herdeiro não se prontificar frente ao caso dentro de um certo período, o processo acontecerá normalmente, e essa parte fará parte do inventário também! Em outras palavras, esse herdeiro pode ser contra o processo, mas caso ele ocorra de acordo com a lei nada poderá ser feito e ele receberá parte do que foi partilhado de toda maneira!

Processo Judicial ou extrajudicial?

Bem, algo importante quando um dos herdeiros não deseja fazer o inventário é saber se o processo pode ocorrer na via extrajudicial. Infelizmente, para esse caso não é possível.

Como acontece em outros casos, quando há uma parte discordante é necessário passar por um processo mais longo que legitime tudo. A via judicial, apesar de mais demorada e mais custosa, pode ajudar para que essa decisão ocorra.

O que pode ser contestado em um inventário?

Se existe algum herdeiro que essa parte discordante não aceita é provável que ele seja contra o processo. Vale lembrar que os motivos podem ser mais diversos, porém geralmente esse acontece com mais frequência.

Nesse caso o processo terá que passar pela via judicial e talvez por isso seja sempre o caminho mais longo, é necessária uma grande averiguação sobre a questão. Apesar de ter mais problemas, o processo deve acontecer para que cada herdeiro tenha suas exigências cumpridas e seus bens fornecidos.

Inventário é a única opção

Essa é a forma mais simples de resolver essa questão. O inventário é um sistema criado para atender a vontade do falecido, portanto, deve estar de acordo com a lei.

É interessante também que, caso de fato exista uma parte que discorde, ela deve ser comunicada o quanto antes sobre a abertura do processo, caso isso não aconteça os herdeiros podem ter ainda mais problemas.

Se você passa por essa situação, a dica mais importante é buscar ajuda profissional para seu caso, um bom advogado conseguirá te ajudar!