Como empreender pela internet pode ser lucrativo

Empreender sempre foi o sonho de muitas pessoas. Com a internet e o marketing digital em níveis de crescimento cada vez maiores, essa se tornou uma possibilidade real.

Além disso, a quantidade de materiais disponíveis no mundo virtual, que incentivam e ajudam os usuários a começarem o seu próprio negócio digital, é bastante amplo, rendendo subsídios para que as pessoas possam iniciar a sua carreira online.

A depender do segmento de atuação, o investimento inicial não demanda grandes valores, o que faz com que a modalidade virtual seja ainda mais interessante para muitos internautas.

Com isso, o mercado de vendas digital se torna uma alternativa viável, que ainda traz benefícios em termos de atuação regional. Isso porque uma facilidade colhida com o trabalho online é não possuir limitações físicas.

Assim, se um cliente que mora na região norte do país estiver interessado em comprar um pulpito em acrílico oferecido na sua loja virtual que tem sede na região sul, a negociação pode ocorrer sem dificuldades.

Basta, para isso, contar com o serviço de entrega de uma transportadora, que estará encarregada de levar o produto adquirido até o comprador.

Com uma administração ainda mais simples do que a de um estabelecimento físico, ter um negócio virtual pode ser a melhor opção para diversos empreendedores.

Por isso, se você quer entender como o empreendedorismo digital pode ser lucrativo e trazer muitas vantagens para os seus proprietários, siga na leitura deste artigo e conheça mais sobre o assunto.

O mercado digital no Brasil

A internet se tornou um elemento fundamental na vida de muitas pessoas.

Seja para realizar as compras de supermercado ou para adquirir um fitilho para amarração, é possível encontrar os mais diversos tipos de produtos e serviços no mundo online.

Sendo assim, quem deseja empreender no Brasil e quer encontrar boas possibilidades de atuação, pode apostar no mercado digital para começar e ampliar o seu negócio.

Para ilustrar melhor o cenário atual, algumas estatísticas ligadas ao setor obtidas do Relatório Digital 2019 da We Are Social e da Hootsuite dizem que:

  • São 149 milhões de brasileiros com acesso à internet;
  • 89% realizou buscas online de produtos/serviços;
  • 50% fez compras pelo computador;
  • 45% fez compras por dispositivos móveis;
  • Entre outros pontos.

O mercado digital se expande constantemente e o número de acessos a smartphones e planos de dados é cada vez maior.

Com isso, tanto um estabelecimento de ERP para pequenas empresas, quanto empreendedores que desejam iniciar agora mesmo o seu projeto virtual, podem obter excelentes resultados na internet.

Formas de empreender online

Com estatísticas animadoras como as citadas no tópico anterior, é preciso conhecer algumas das diversas possibilidades de atuação na internet.

Entre as principais, é possível citar a criação de um site próprio para vendas, o Instagram, o Facebook e o YouTube, além de poder atuar, paralelamente, em várias opções.

Criação de sites

Que tal investir em uma plataforma totalmente personalizada com o design da sua empresa?

Se você trabalha com rufos para telhado e quer empreender na internet, uma boa opção pode ser a criação da sua loja virtual, onde você pode promover os diferentes produtos do seu catálogo.

Assim, você possui um sistema completo de compra, onde o seu cliente seleciona o item e passa pelas etapas até a finalização do pedido, quando ele efetua o pagamento.

Depois, a encomenda já pode ser despachada, para que o comprador receba o produto e fique satisfeito com ele.

Instagram

As redes sociais são ótimas ferramentas de trabalho para empreender na internet.

Durante muito tempo elas foram utilizadas como uma maneira de se comunicar com amigos e parentes, mas, com as diversas possibilidades oferecidas nas plataformas, elas se tornaram uma forma eficiente de empreender.

O Instagram, por exemplo, trouxe como uma ferramenta o Instagram Shopping. Ao efetuar uma publicação na plataforma, é possível utilizar uma tag para marcar o produto oferecido pela sua empresa.

Assim, o seu consumidor pode ser facilmente conduzido para uma página de compra, permitindo que ele efetue a compra.

Você também pode utilizar o seu perfil na rede para postar fotos dos itens presentes no seu catálogo, tal como um spot de sobrepor 2 lâmpadas, tornando o seu negócio mais conhecido pelos seus seguidores.

Facebook

O Facebook também é uma rede social que facilita o empreendedorismo graças às suas ferramentas de vendas.

Além de comportar a criação de uma página específica para o seu negócio, ele ainda permite a elaboração de anúncios pagos e possui o Marketplace, dedicado para receber o cadastro dos mais diversos tipos de produtos.

Você pode promover um item como placas de ACM para fachadas preço, que mostrará fotos e o descritivo dele, para que o cliente possa analisar a sua necessidade e optar pela compra.

Com essas ferramentas, é possível tornar o seu negócio bastante rentável, aproveitando as possibilidades oferecidas pela plataforma.

Marketplace

Os Marketplaces também são ótimas opções para empreender na internet.

Eles funcionam como um shopping digital, onde é possível cadastrar diferentes produtos e contar com o público que visita essas plataformas.

Ao se inscrever como vendedor, você pode criar anúncios para oferecer os itens que você deseja vender, ficando responsável pela entrega do item posteriormente.

Essa pode ser uma alternativa bastante interessante, já que o tráfego dos Marketplaces costuma ter um número significativo.

Mesmo para quem deseja empreender oferecendo serviços como aluguel de sofá para festa, o formato ajuda a divulgar melhor o seu trabalho, garantindo que mais pessoas sejam impactadas.

Essas são apenas algumas das principais estratégias para atuar no mercado digital, para que você possa empreender na internet de modo prático e eficiente.

É preciso entender qual delas podem fazer mais sentido dentro do seu segmento de atuação, mesmo que isso signifique utilizar mais de uma plataforma para realizar vendas na internet.

Também é importante unir elementos como o marketing digital na sua atuação, para que os seus resultados consigam ser rápidos, já que essa pode ser a melhor maneira de conquistar mais clientes.

Utilizando o marketing digital para promover o seu negócio

Se você quer empreender na internet, é essencial conhecer algumas maneiras interessantes de fazer marketing para promover o seu negócio.

Tanto o Inbound quanto o Outbound Marketing são técnicas para captar clientes e converter vendas, de acordo com as etapas do funil em que eles se encontram.

As redes sociais também são importantes para promover o seu novo negócio, interagindo de modo mais ativo com os clientes.

Inbound e Outbound Marketing

O Inbound Marketing é composto por uma estratégia de funil de vendas bastante completa.

Ele começa com a captação de leads de modo passivo, que é feita por meio de algumas ações como disponibilizar e-books no seu site e solicitar o e-mail do visitante para futuros contatos com ele.

Depois, ele pode ser alimentado com o envio de e-mail marketing, onde você se comunica e apresenta informações variadas sobre o seu segmento ou produto, como um modo de encantar o cliente.

Além disso, você pode levá-lo até o blog ou site, para que ele possa conhecer mais sobre o seu negócio e a maneira como você atua, conhecendo feedbacks dos seus clientes e avaliações positivas deixadas por eles.

O Outbound pode ser aplicado, por meio dos Links Patrocinados, fazendo com que a sua empresa seja vista nos resultados de pesquisa do Google.

Ele também deve estar presente na etapa de conversão de vendas, momento onde você deve dedicar a sua atenção para conduzir o cliente até o fechamento do pedido.

Com isso, você não apenas conquista o consumidor, mas também gera mais vendas para a sua loja virtual, com o uso do Inbound e do Outbound Marketing.

Redes sociais

As redes sociais se tornaram plataformas fundamentais para o marketing do seu negócio, fazendo com que os seus seguidores conheçam mais sobre a sua empresa e sobre os produtos ou serviços que você oferece.

Se você quer promover a locação de banheiro químico de luxo para eventos, há uma série de estratégias para alcançar um maior número de pessoas.

Uma delas se trata do anúncio patrocinado, que será divulgado para vários usuários da rede social, de acordo com a segmentação que você escolher.

Além disso, as publicações podem ajudar no marketing do seu negócio, e permitir uma maior interação com o seu público, respondendo dúvidas e facilitando a divulgação por meio do compartilhamento.

Até mesmo os grupos contribuem de modo positivo para que a sua loja virtual possa ganhar destaque na internet.

É possível realizar postagens para um grande número de usuários que possuam interesse no seu segmento.

Assim, empreender na internet se torna mais fácil, garantindo mais sucesso para o seu negócio virtual.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.