Como deixar seu escritório organizado

Quer aprender como deixar seu escritório organizado? 

Se sim, este artigo foi feito pra você! A organização do ambiente de trabalho, seja ele na sua empresa ou no home office, é muito importante para o aumento da produtividade.

Principalmente em época de pandemia, em que todos nós estamos nos adaptando para trabalhar cada vez menos presencialmente. E por consequência, nossas atividades e responsabilidades estão cada vez maiores, não é mesmo?

Imagine chegar ao seu escritório e encontrar uma grande bagunça, objetos pelo chão, papéis desorganizados sobre a mesa? Todos nós já sabemos que isso não é nada produtivo.

No entanto, com a correria do dia a dia, quase sempre a organização do local é deixada de lado, sendo feita apenas quando o ambiente de trabalho está precário.

Claro que uma pequena bagunça pode acontecer uma vez ou outra, mas quando a mesma foge do controle, poderá atrapalhar demais as tarefas diárias.  Por isso, é importante que você deixe o seu escritório limpo e organizado.

Veja também nosso artigo: O que é necessário para abrir um espaço Coworking.

Dicas para deixar seu escritório organizado

Para auxiliar na organização do seu escritório, selecionamos algumas dicas que podem ser úteis.

Faça a distribuição dos móveis

Para começar a deixar seu escritório organizado, primeiramente faça a distribuição dos móveis deixando uma boa movimentação e evitando o acúmulo de móveis.

Os móveis do seu escritório devem promover para você e seus colaboradores conforto e bem-estar. Portanto, organize as estantes e mantenha sua mesa de trabalho com poucos objetos. Além disso, deixe uma lixeira próximo do local de trabalho.

Talvez você também perceba que um móvel esteja ocupando espaço demais, ou que não seja tão importante te-lo ali. Neste caso, você poderá optar por um móvel menor. Caso você precise comprar materiais de escritório, sugerimos visitar o site da Kerendo e acessar a categoria de Papelaria e Escritório.

Remova o que não é necessário

Os objetos que estão no escritório podem parecer úteis. No entanto, alguns deles estão lá porque achamos que vamos precisar em algum momento. No entanto, na maioria das vezes, esses objetos nunca são usados.

Por isso, faça uma avaliação sobre os objetos e livre-se daqueles que não tem utilidade. Desta forma, você terá mais espaço para ferramentas que o tornarão mais produtivo.

Deixe na mesa apenas o que usa

Para não prejudicar a sua produtividade no escritório, deixe apenas o necessário sobre a mesa. O restante dos objetos pode ser guardado nas gavetas.

Organize as gavetas

As gavetas também são responsáveis por deixar o escritório desorganizado.  E para evitar esse problema você pode criar uma hierarquia apenas deixando os materiais de escritório que usa com mais frequência.

Organize os papéis

Para deixar o seu ambiente de trabalho organizado e com boa aparência, você precisa organizar os papéis que estão acumulados sobre a mesa. 

Para fazer isso, use pastas e separe por categorias. Além disso, deixe uma pasta reservada apenas para os papéis não vistos.

Encontre um lugar para cada coisa

Para deixar o seu escritório organizado, você precisa encontrar um lugar para cada objeto. Essa técnica evita o sumiço e agiliza a procura pelos objetos importantes.

Arrume os cabos

Este é um fator comum em diversos escritórios: é comum que os cabos dos computadores (entre outros dispositivos) fiquem aparecendo por trás da mesa. 

No entanto, eles criam um aspecto pesado em seu ambiente, além de consumir muito espaço sobre a mesa. Para resolver esse problema, você pode agrupá-los usando elásticos.

Deixe as coisas organizadas antes de sair

Mesmo que o seu escritório seja organizado, após um dia de trabalho agitado as coisas podem ficar fora do lugar.

Por isso, é importante que você, antes de sair, tire alguns minutos para reorganizar tudo para o próximo expediente.

Desta forma, você ficará mais produtivo no dia seguinte, podendo se concentrar nas tarefas que realmente são importantes para seu negócio.

Conclusão

Quando se trata da organização do ambiente de trabalho, diversas particularidades devem ser consideradas. Sem dúvida, a organização de um escritório é uma delas. 

Essas são apenas algumas dicas para você manter seu escritório organizado. Ao colocar essas dicas em prática, terá mais produtividade e organização ao trabalhar.

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