Como atualizar os aplicativos do seu celular?

Atualizar os aplicativos nem sempre é algo prazeroso. Afinal, o processo consome os dados do celular e, também, torna o smartphone mais lento enquanto ocorre. Contudo, é essencial que você sempre deixe seus dispositivos atualizados.

Isso, pois, a atualização do celular é um instrumento que auxilia na proteção dele. Ou seja, ela e seu procedimento são responsáveis por manter a segurança dos seus dados e do seu smartphone.

Para entender melhor como são as atualizações e, igualmente, como atualizar aplicativos, continue lendo e confira tudo abaixo. A tarefa é fácil e exige apenas alguns passos e bastante simples.

Aprenda como atualizar os aplicativos do smartphone

Como atualizar aplicativos no smartphone

É muito comum que quando uma atualização fique disponível o aplicativo informe isso para você. Aliás, isso é o que ocorre tanto em relação aos apps quanto às novas versões dos próprios sistemas operacionais.

Entretanto, muitas vezes perdemos essas notificações e, com isso, podemos esquecer de realizar a devida atualização. A boa notícia é que nesses casos há mais de uma forma de garantir que todos os aplicativos estejam em dia com as versões disponíveis.

Por exemplo, você pode atualizar diversos aplicativos de uma só vez ou, então, optar pela atualização manual e individual. De outra forma, também existe a oportunidade de automatizar todas as atualizações para que ocorram assim que disponíveis.

Abaixo, aprenda como atualizar os apps no seu smartphone com sistema Android.

Atualize todos os aplicativos automaticamente

A primeira opção que você tem para atualizar aplicativos no celular é de forma automática. Nesse caso há permissão ao smartphone e seu sistema para que haja a atualização automática dos apps.

Assim, sempre que uma nova versão estiver disponível, independentemente do aplicativo ao qual se refira, a atualização começará automaticamente. Um limite para isso é que você escolhe se a tarefa pode ocorrer em rede móvel ou somente em Wifi.

Veja, então, o passo a passo para atualizar aplicativos de forma bastante simples e rápida:

  • Primeiro, abra o aplicativo Google Play Store;
  • Então, clique no menu (03 barras horizontais no canto superior) e em Configurações;
  • Logo após, clique em Atualizar apps automaticamente;
  • Por fim, escolha entre atualizá-los em qualquer rede (incluindo dados móveis) ou apenas quando em conexão Wifi.

Atualize de forma automática apenas um ou alguns aplicativos

De outra forma, você também pode atualizar aplicativos de forma automática sem que isso inclua todos os que você possui no seu celular. Em outras palavras, você pode escolher quais apps devem ganhar atualização assim que disponível a nova versão.

Por exemplo, imagine que você tenha 50 aplicativos no seu smartphone. Alguns serão excluídos em breve, enquanto outros são de uso constante. Nesse caso é possível dispensar algumas atualizações, portanto.

Para isso, então, você deverá indicar ao sistema quais são os aplicativos que merecem atualização automática. O passo a passo, novamente, é bem simples. Veja como atualizar aplicativos no Android:

  • Em primeiro lugar, abra o aplicativo Google Play Store;
  • Então, clique no menu (barras horizontais na parte superior da tela) e selecione a opção Meus apps e jogos;
  • Agora, encontre quais são os aplicativos que você quer atualizar de forma automática. Para isso, clique sobre eles, um por vez, e após sobre os três pontinhos na vertical;
  • Por último, clique sobre “Ativar atualização automática”. Pronto, basta repetir isso em todos os aplicativos que merecem atualização automática.

Atualizar aplicativos de forma manual

Uma terceira opção de atualização corresponde à manual. Ou seja, enquanto as anteriores permitem a instalação da nova versão assim que disponível, nesse caso é você quem deverá requerer a atualização.

O passo a passo que veremos é essencial, por exemplo, para quando você perdeu a notificação de nova versão disponível. Ainda, é ótimo para aqueles aplicativos que você não manteve a atualização automática, mas eventualmente precise usar.

Novamente, a forma de atualizar aplicativos manualmente é simples. Confira:

  • Para começar, abra o aplicativo Google Play Store;
  • Após, clique no menu (três barras horizontais no canto superior da tela) e em Meus apps e jogos;
  • Para continuar, veja quais são os aplicativos que possuem um aviso, junto ao nome, de “Atualizar”. Essa é a indicação de que realmente uma nova versão está disponível e que você pode usá-la, bastando download e instalação;
  • Dessa forma, clique sobre “Atualizar” no aplicativo de seu interesse.

Por que atualizar aplicativos do celular?

A atualização é uma ferramenta de segurança para o seu smartphone. Considere quantos dados existem nele e, igualmente, na proliferação de agentes nocivos online, que podem roubá-los.

Ao atualizar os aplicativos você garante que está com a versão mais segura deles. A cada atualização os desenvolvedores apresentam novas soluções para eventuais falhas das versões anteriores. Por isso, ela serve para sua segurança.

Assim, não deixe de manter a atualização do seu smartphone e de seus aplicativos sempre em dia. Com isso você reforça a segurança do seu celular e dos seus dados e privacidade.