Casa pequena: conheça móveis que otimizam o espaço

Saiba como deixar seu espaço organizado independentemente do tamanho.

Seja por opção ou necessidade, as moradias em tamanho reduzido têm se tornado cada vez mais comuns na vida de muita gente. Essa tendência de lares menores, porém, surge como um desafio na hora de organizar a casa ou apartamento, já que o maior limitador, nesse caso, é exatamente a falta de espaço.

Nesse sentido, o mais interessante é investir em soluções que tornem o ambiente funcional. O uso de uma cama box com baú, por exemplo, pode desafogar o volume de roupa de cama do guarda-roupa, que deverá ser menor. Para ter soluções, é preciso investir na criatividade e buscar móveis práticos, com tamanho adequado ao seu ambiente.

Tenha noção dos espaços

Na hora de montar uma casa, é preciso conhecer o tamanho de cada cômodo para só então poder colocar os móveis com tranquilidade. Não é aconselhável colocar uma cama king size em um quarto onde um único móvel ocupa praticamente todo o espaço.

Então, o ponto de partida é buscar certa logística na aquisição de móveis. Tenha anotadas as medidas de largura e altura de cada cômodo, para só então investir na mobília. Uma opção é encomendar móveis sob medida, que atenderão perfeitamente às necessidades do morador e do local.

Busque soluções alternativas

Muita gente tem dificuldade de se organizar em espaços menores exatamente pela falta de alguns objetos que têm de ser eliminados invariavelmente. Onde colocar aquele armário? As roupas de cama e de banho podem não caber no guarda-roupa. O que fazer com os excessos?

O mais indicado é sempre buscar soluções alternativas quando você não pode eliminar essas peças a mais. Transformar o seu quarto em home office, por exemplo, exige que você adapte o ambiente, já ocupado pela cama e pelo guarda-roupa, abrindo espaço para escrivaninha e cadeira.

É interessante tentar visualizar as várias possibilidades de uma nova arrumação do espaço. Existem, ainda, móveis que ajudam na otimização de ambientes e são excelentes opções para quem mora em lugares pequenos.

Cama com baú

A cama box com baú é aquele modelo em que a parte de cima pode ser suspensa, havendo um espaço vazio no meio. Tanto os modelos de solteiro quanto os de casal têm versões com baú.

Esse tipo de cama é bem interessante para eliminar o excesso de volume do guarda-roupa, por exemplo, sendo extremamente útil para guardar peças que você usa com menos frequência, como roupas de cama e banho, edredons, cobertores e até mesmo roupas de frio mais pesadas.

Sofá retrátil

Outra opção bem interessante para espaços limitados é o uso do sofá retrátil, que pode ficar maior ou menor de acordo com a necessidade do momento. Lembre-se, porém, de saber as medidas do móvel aberto e fechado, de forma que ele não impeça o trânsito na sala. O sofá retrátil também é interessante porque pode servir como uma cama improvisada para receber amigos e parentes que vão te visitar.

Armários suspensos

Cada vez mais comuns, os armários suspensos também são móveis muito interessantes por ocuparem espaços que, muitas vezes, acabam ficando inutilizados por conta da localização. Dê preferência aos modelos que tenham porta de correr, pois, além da praticidade, eles ocupam menos espaço.

Prateleiras

Para organizar coleções de objetos como livros, CDs, porta-retratos e demais objetos decorativos, uma solução prática e barata é instalar prateleiras nas paredes dos cômodos. Observe o tipo de material e a sustentação adequada para cada nicho de objetos. Você pode instalar prateleiras na sala de estar, no quarto e até mesmo no banheiro, de modo a deixar tudo muito mais organizado e prático para a sua rotina diária.