Call To Action para imobiliárias: como utilizar

Call to Action, também conhecido como CTA, é uma chamada para ação utilizada em sites, e-mail e anúncios.

Ela indica ao usuário algo que deve ser realizado, por meio do uso de um link ou botão, que está sempre destacado.

Esse botão explora termos imperativos, como: “Acesse aqui”; “Clique aqui” e outras possibilidades.

Trata-se de uma sinalização importante que beneficia o usuário e o proprietário da página.

Se observar com calma, é possível perceber que essa sinalização está em muitas coisas que fazem parte do dia a dia, como em semáforos, em portas de comércios, elevadores, escadas, no interior de lojas e muito mais.

Essa sinalização serve para que o usuário tome uma atitude de acordo com o esperado. No meio virtual é a mesma coisa. Para as marcas, existem ações que elas esperam que os usuários realizem em seu site.

Dentre essas ações estão preenchimento de formulários, cadastro para receber newsletter, fazer download de materiais – como e-books -, pedir orçamento, fazer testes gratuitos, dentre outras muitas possibilidades.

Cada tipo de negócio tem suas necessidades, como no caso das imobiliárias. Por isso, neste artigo, o assunto em pauta será o que é call to action, sua importância e como ele pode ser usado nos sites das imobiliárias.

O que é call to action?

O call to action é uma espécie de ponte que leva até a ação do cliente. É uma única chamada que oferta uma proposta de valor. Além disso, ele indica o próximo passo que a empresa espera de seu consumidor.

Trata-se de uma ferramenta fundamental no processo de conversão de usuários em leads, tanto para imobiliárias quanto para muitos outros perfis de empresas, como as que oferecem locação de grupo gerador preço.

Antes de usá-lo, é necessário saber como escrever um bom CTA, onde colocá-lo, como escolher o melhor formato, além de saber analisar os seus resultados.

A importância do call to action

Antes de saber como ou de pensar em fazer call to action em uma página, é importante entender como essa ferramenta colabora com os sites das imobiliárias, aumentando as conversões.

Apesar de toda a tecnologia que circunda as estratégias de marketing nos dias de hoje, há um conceito que continua sendo bem difundido, conhecido pela sigla AIDA.

Essa sigla se refere à atenção, interesse, desejo e ação. Analisando por esse princípio, quando abrimos uma página, por exemplo, de uma serralheria em Indaiatuba, passamos por muitas etapas antes de resolver agir.

Isso reforça o fato de que o site deve estar pronto para atingir os objetivos de cada etapa, sendo elas:

  • O momento em que a atenção do cliente é conquistada;
  • A primeira impressão que o visitante tem;
  • Análise detalhada da oferta por parte do cliente;
  • Ação tomada pelo cliente.

Essas quatro etapas se encaixam na atenção, interesse, desejo, ação. Sendo assim, o call to action auxilia, principalmente, nas etapas de atenção e interesse.

Como funciona o CTA?

É fundamental para as imobiliárias saberem como funciona o CTA. Isso permite que elas analisem se os seus call to action estão chamando a atenção.

Para funcionar, essa estratégia precisa ser maior em relação a outros elementos da página. Também precisa ser estrategicamente bem posicionada e permitir um bom jogo de cores com o restante da página.

Contar com imagens também é importante, assim como elementos que apontem para ele na página.

Uma imobiliária ou qualquer outra empresa, como fabricantes de sensor de vazão, pode verificar se o seu CTA está surtindo efeito por meio de um procedimento simples.

Para isso, basta pedir para alguém que não conheça o site da empresa olhar a página por 5 segundos, fechando-a logo em seguida. Após isso, pergunte qual a próxima ação solicitada.

Se a pessoa não souber responder, significa que a call to action não está funcionando tão bem como deveria. É necessário despertar o interesse do cliente, para que ele realize alguma ação.

Por conta disso, é importante que as imobiliárias estejam atentas a estratégias que funcionem na hora de criar o CTA ideal.

De que maneira o CTA deve ser utilizado?

As chamadas para ação podem ser usadas para muitos propósitos. Mas o principal objetivo, tanto em sites de imobiliárias quanto de fabricantes de filme stretch manual é convidar o visitante a realizar ações que beneficiem a empresa.

Dentre elas:

  • Estimular navegação no site;
  • Planos de contratação;
  • Formulários de inscrição;
  • Download de materiais;
  • Assinar newsletter;
  • Preenchimento de cadastro;
  • Estimular compras.

Só que para levar um simples visitante a entregar dados e se transformar em um lead, é necessário saber como fazer adequadamente essas chamadas para ação.

Isso porque não é simplesmente escrever alguma coisa e esperar o visitante agir, o CTA precisa realmente convencer o usuário.

Ele deve sentir que vale a pena entregar seus dados para receber algo em troca, e que a imobiliária é de confiança.

Como criar bons CTAs?

O fato é que, apesar de ser importante tanto para as imobiliárias quanto para outras empresas, como revendas de transpaleteira manual, não existe uma fórmula mágica para criar call to action.

No entanto, dentre os principais requisitos para sua criação estão:

  • Clareza;
  • Objetividade;
  • Relação com o objetivo;
  • Coerência com a proposta.

O principal propósito do CTA é ajudar o visitante. Por isso, para criá-lo existem alguns passos importantes, como:

Conhecer bem o público

É importante que a imobiliária analise bem o perfil de visitantes que seu site recebe diariamente.

O mesmo é válido para empresas de outros setores, como fabricantes de sensor capacitivo.

Ao conhecer o seu público, a imobiliária se torna capaz de entender o que ele busca, qual caminho ele tem percorrido em busca do imóvel ideal, além de aquilo que ele realmente procura.

Isso faz com que a empresa se coloque no lugar do seu público-alvo. Com isso fica mais fácil identificar o que ele espera, suas expectativas, bem como suas necessidades.

Tal atitude permite que a imobiliária consiga desenvolver o CTA ideal para o seu público-alvo.

Criar conteúdo personalizado

Para ter sucesso ao usar o CTA, é necessário fugir de padrões clichês. Isso, porque em um único dia, o usuário se depara com muitas chamadas básicas e tradicionais.

O call to action deve ser pensado em como ele vai dar suporte às estratégias de marketing digital utilizadas pela imobiliária.

É necessário se aproximar do visitante, para isso, é importante usar textos âncoras bem personalizados e criativos, que ajudam, até mesmo, a melhorar o posicionamento do site em questão nos motores de busca, como o Google. 

Para chegar a um bom conteúdo, é fundamental fazer uso de links e botões com textos curtos, objetivos e autoexplicativos.

Tudo isso, juntamente com o modo imperativo, pois ele expressa uma ordem ou sugestão, que convence o visitante.

Exemplos de frases bem elaboradas que convencem os usuários são:

  • Baixe o e-book;
  • Garanta sua visita;
  • Visite decorado;
  • Seja assinante VIP.

Entregar algo de valor com o CTA

Uma imobiliária, assim como empresas de caldeiraria em SP precisam pensar em entregar algo de valor ao visitante, juntamente com o CTA.

Esse conteúdo precisa ser vantajoso para o cliente, sendo interessante e relevante.

Portanto, isso exige que a marca seja coerente com o seu CTA, para não criar falsas expectativas no usuário.

Realizar testes A/B

Quando o assunto são CTAs existem muitas possibilidades que podem ser exploradas. Assim, é possível identificar as chamadas mais eficientes.

Para isso, recomenda-se fazer testes com call to action diferentes, sempre apostando em novos formatos e em posicionamentos estratégicos dentro do site.

Também é válido apostar em novas cores, fundo, formato de botão e os gatilhos utilizados.

O fato é que o uso de CTA por parte das imobiliárias e também de outras empresas, como fabricantes de solda a frio, é uma excelente maneira de engajar o visitante.   

Um call to action bem elaborado também é excelente para impulsionar vendas, gerar leads, colaborando, até mesmo, para um melhor tráfego no site.

Tanto faz se a imobiliária optar por anúncios ou fluxos orgânicos, o CTA sempre colabora com o posicionamento da marca.

Isso faz da ferramenta um fator determinante para o sucesso da imobiliária, colaborando para a fidelização dos clientes.

Essas estratégias conduzem perfeitamente os visitantes de um site de uma imobiliária, indicando caminhos, recomendando informações e divulgando assuntos relevantes para o crescimento da imobiliária.

Sabendo o que é o CTA e como aplicá-lo, fica mais fácil criar esse botão que vai impactar de maneira positiva as vendas da imobiliária, tornando-a referência no mercado em que atua.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.