AutoCad: entenda como funciona o software

Se você é um profissional de engenharia e arquitetura, certamente conhece o software AutoCad e faz o uso dele frequentemente.

O AutoCad é um software do tipo CAD voltado para desenho e modelagem em 2D e 3D. Ele permite a criação e a modificação de modelos geométricos com uma enorme capacidade de desenvolver todos os tipos de estruturas e objetos.

Em uma área em que os trabalhos devem ser extremamente ágeis e com alta eficiência na qualidade da entrega, algumas tecnologias podem auxiliar os profissionais a atingirem seus resultados de forma mais fácil.

Preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre o AutoCad para que você entenda como funciona o AutoCad.

O que é o AutoCad?

AutoCAD é um software de projeto auxiliado por computador desenvolvido pela empresa Autodesk. Ele permite que você desenhe e edite projetos digitais 2D e 3D com mais rapidez e facilidade do que faria à mão.

Os arquivos também podem ser facilmente salvos e armazenados na nuvem, para serem acessados ​​em qualquer lugar e a qualquer hora.

O AutoCad pode não ser o pioneiro em programas de Computer Aided Design, mas é, com toda certeza, o mais reconhecido. Ele se tornou referencia indiscutível, junto com outros produtos da Autodesk, quando se fala em arquitetura e engenharia.

Sua enorme capacidade de trabalho em diferentes áreas faz com que o AutoCad fizesse com que o software saísse do seu uso tradicional no mercado da arquitetura e engenharia, e entrasse no mercado do design gráfico e de interiores.

Atualmente, o AutoCad possui uma infinidade de ferramentas auxiliares especializadas que cobrem todos os tipos de campos industriais relacionados ao design 2D e modelagem 3D.

Qual a importância do AutoCad?

O AutoCad é um software fundamental para a criação de desenhos e projetos com grande precisão, a prova disso é o grande numero de profissionais que utilizam.

A ferramenta é essencial para profissionais de arquitetura e Engenharia Civil, porque auxilia no detalhamento técnico de construções e para a análise do ambiente arquitetônico visual antes do projeto finalizado.

O AutoCad também é muito utilizado por profissionais da Engenharia Mecânica. É possível fazer projetos em desenhos de áreas como automobilística, naval e aeronáutica.

AutoCad para cada tipo de profissional

O AutoCad é um dos programas mais versáteis disponíveis. Como já citamos no artigo, ele serve para profissionais de diversas áreas.

  • Arquitetos: O AutoCad é frequentemente usado para criar plantas e plantas baixas de casas e edifícios comerciais. Ele também vem com ferramentas integradas que podem analisar e corrigir deficiências no projeto de um edifício.
  • Designers de interiores: Da mesma forma, o AutoCad pode ser usado para imaginar o interior de um edifício, seja um espaço para comer em um restaurante ou uma sala de estar em uma casa.
  • Artistas: As habilidades do AutoCad são tão amplas que até mesmo os artistas o usam para desenhar esculturas, entalhes em madeira, gravuras e peças de arte experimentais.

Qual a função do AutoCad?

O AutoCad surgiu como uma forma de ajudar profissionais da área de construção, arquitetura e design na criação dos seus projetos. E ele se mostrou a ferramenta mais eficaz para isso. Atualmente, existem empresas voltadas à comercialização de softwares CAD para auxiliar o profissional a extrair o melhor da plataforma.

Sua principal função é otimizar e melhorar o design do trabalho dos profissionais com suas inúmeras ferramentas e recursos disponíveis. O Autocad oferece várias soluções simples para o desenvolvimento dos projetos.

O software conta com vários recursos específicos para diversas áreas, possui funções de desenho 2D, modelagem 3D e é muito utilizado quando se busca o desenvolvimento de desenhos técnicos.

Como funciona o AutoCAD?

O AutoCAD funciona em camadas com imagens vetoriais, porém, é importar imagens bitmap também.

No entanto, toda a sua interface é projetada para o projeto de planos e estruturas e é dividida da seguinte forma:

  • Área Gráfica: onde faremos nossos projetos
  • Faixa de opções: onde localizaremos as ações mais comuns em nosso ambiente de trabalho
  • Barra de menus suspensa e caixas de ferramentas
  • Barra de status, na qual encontramos informações sobre coordenadas, botões de controle de grade, entre outros, em forma vetorial.
  • Linha de comando, usada para interagir com o programa por comandos para obter cálculos ou informações de que possamos precisar e que o AutoCAD coleta automaticamente.

O AutoCAD oferece várias funções, e para total domínio da ferramenta, é necessário contato frequente e muita pratica.

Agora que você já sabe a importância do AutoCad, comece a utilizar o programa. Ele vai facilitar muito a sua vida. Se você deseja realizar desenhos arquitetônicos e desenvolver grandes projetos, otimizando seu tempo e trabalho.

Gostou do conteúdo? Para mais artigos sobre Autocad e softwares no geral, continue acompanhando o nosso blog.