A importância do whatsapp pay para a economia global

whatsapp pay

whatsapp pay

O WhatsApp lançará um serviço de pagamento no final deste ano, o Facebook está se movendo para se tornar um grande meio de negócios de para pequenos empreendedores, oferecendo uma solução de pagamentos

A importância do whatsapp pay para a economia global

Whatsapp Pay: Uma força para inclusão financeira?

O programa WhatsApp Pay foi lançado na Índia no final de 2019, após testes em execução no país desde fevereiro de 2018. A Índia é um mercado extremamente importante para o WhatsApp, com mais de 400 milhões de usuários ativos, os testes iniciais que a empresa realizou aumentaram recentemente quando, em junho de 2020, o Facebook anunciou que havia alcançado mais de um milhão de usuários.

Após o anúncio, Will Cathcart, chefe global do WhatsApp, disse ao Business Today: “Acreditamos que, se acertarmos, acelerará a inclusão financeira e trará valor para as pessoas na economia digital em rápido crescimento da Índia”

A ambição do WhatsApp Pay é tornar o envio de dinheiro tão fácil quanto enviar uma mensagem, o que será extremamente atraente para muitos milhões de pessoas no mundo que usam o WhatsApp.

Após a decisão do governo indiano de invalidar grande parte de sua moeda em papel há dois anos, muitos jovens indianos passaram a fazer transações bancárias e a transferir dinheiro por meio de pagamentos digitais, apesar das criptomoedas e de outros métodos alternativos de pagamento serem proibidos.

Libra – A Criptomoeda Do Facebook

Onde Libra se encaixa?

No mês passado, o Facebook já havia anunciado sua própria moeda digital global, a Libra, gerenciada por um órgão governamental chamado Libra Association e por meio de um serviço de carteira chamado Calibra.

A Libra Association tem uma impressionante variedade de parceiros de lançamento, do PayPal, Mastercard e Visa, ao Uber, eBay, Lyft e Spotify, e pretende ter 100 membros até o próximo ano.

A moeda será lançada no início do próximo ano e tornará mais fácil para qualquer pessoa comprar produtos ou enviar dinheiro internacionalmente e até fazer doações de caridade, sem dúvida alimentando a crescente ambição do Facebook de possuir comércio móvel por meio de seus aplicativos móveis (Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp )

Com o Facebook procurando lançar o WhatsApp Pay para outros mercados internacionais, esse pode ser o primeiro grande caso de uso do Libra, se – como previsto – ele se tornar o método de pagamento padrão para o WhatsApp Pay.

A Libra pode ser o combustível que impulsiona o WhatsApp Pay de uma maneira que poucos outros podem competir, até os gigantes chineses Ali Pay (do Alibaba), que fizeram parceria com provedores de pagamentos regionais enquanto lançam internacionalmente, e o WeChat Pay. Pony Ma, CEO da Tencent, empresa controladora da WeChat, disse: “A tecnologia [do Facebook] já está madura o suficiente, por isso não é difícil [implementar]. Agora, depende apenas de conseguir obter aprovação regulatória. ”

E a regulamentação?

whatsapp pay - regulamentação

Com o anúncio da Libra, o Facebook enfrentou uma enorme reação de governos e parlamentares dos EUA que manifestaram preocupação em pedir à empresa que interrompa o projeto até que o Congresso e os reguladores examinem algumas das questões. Parece que os legisladores estão mais uma vez tentando recuperar o atraso e, apesar da multa recorde de US $ 5 bilhões, foi recentemente entregue pelo Facebook da FTC e parece determinada a seguir em frente com seus planos de pagamento.

Yan Meng, vice-presidente da Rede Chinesa de Desenvolvedor de Software (CSDN), afirmou que acreditava que a ambição de longo prazo do Facebook fosse além de Libra, sendo a moeda base de um banco central apátrida, sugerindo que: “Nós da rede Libra do Facebook representariam o Facebook pressionar pela utilidade em vários países para seus 2,7 bilhões de usuários em negócios, investimentos, comércio e serviços financeiros, que ajudariam a completar um império completo da economia digital. ”

Os legisladores europeus também pesaram no eco das preocupações dos reguladores de olhar mais de perto as ações do Facebook. Com governos de todo o mundo lutando para acompanhar e ter, ou parece ter, mais supervisão regulatória do Facebook e outros grandes gigantes da tecnologia, ações que a empresa tem que fazer para promover seus planos de economia digital global.

O whatsapp é um cavalo de tróia para o facebook?

O Facebook vê claramente o WhatsApp como seu cavalo de Tróia quando se trata de pagamentos e competindo em escala global com o WeChat, da mesma forma que eles usaram o Instagram para esmagar a ascensão do Snap e copiar grande parte da inovação da plataforma, principalmente em RA.

O Facebook lançou os whatsapp bussines nos dispositivos IOS em abril deste ano, tendo sido disponibilizado no Android em janeiro, oferecendo às empresas as ferramentas para se comunicar diretamente com os clientes.

Combinar o WhatsApp Pay com o aplicativo WhatsApp Business pode ser uma ferramenta extremamente poderosa para empresas, grandes e pequenas. Se os clientes não apenas podem fazer compras, mas acompanhá-las no aplicativo e se manterem em constante comunicação com a marca, poderia se tornar um marco ou um grande divisor de águas para o atendimento ao cliente.

O WhatsApp Pay poderia se tornar a maneira de fato de uma geração pagar por bens de consumo online e interagir com as marcas, com certeza?

 É saudável que uma empresa com um longo histórico de uso indevido de dados de usuários seja a única a construir um império completo da economia digital? Vou deixar você decidir.