9 dicas para melhorar a conexão de sua casa com a Internet

A emergência originada pela pandemia do COVID-19 testou a capacidade das operadoras de telecomunicações em suportar o aumento da demanda, que está relacionado à explosão da videoconferência e do streaming.

No entanto, à medida que a capacidade das pessoas que trabalham em casa aumenta, a demanda por serviços de Internet de melhor qualidade aumenta junto aos fornecedores. Dessa forma aqui estão algumas dicas que você pode usar para melhorar sua conectividade com a Internet:

1. Identifique o problema com a análise

Se a conexão lenta aparecer apenas em um dispositivo e os demais estiverem funcionando bem, provavelmente não é um problema de conexão. Nesse caso, reinicie o computador ou execute uma verificação de malware com o seu antivírus para verificar se está tudo bem. Se a lentidão se repetir em todos os equipamentos – PC, tablets, telefone – será necessário verificar a conectividade.

2. Verifique sua velocidade e compare-a com seu contrato

Antes de realizar qualquer ação para obter a conexão, vale a pena fazer um teste de velocidade. Pode usar o teste de velocidade de internet Meo para verificar qual é o funcionamento real da sua rede. Ao fazer isso, certifique-se de interromper qualquer download, streaming ou outra atividade que ocupe largura de banda, para minimizar a potencial interferência em seus resultados. Em seguida, compare as estatísticas com a velocidade que você contratou.

3. Reinicie o modem e o roteador

Computadores, modems e roteadores às vezes perdem velocidade por ficarem saturados ou sobrecarregados com o uso. Esse problema pode ser corrigido com uma simples reinicialização. Em qualquer caso, se você não reinicializar o roteador ou o modem por um certo tempo, deverá fazê-lo por precaução. Se você os tiver na mesma unidade – em um PC ou laptop – você só precisa reiniciar esse dispositivo, mas existem muitas outras casas em que são duas peças de hardware diferentes. Nesse caso, ambos devem ser redefinidos manualmente.

4. Melhorar o sinal wi-fi

A conexão com a Internet pode ser boa, mas é o Wi-Fi que apresenta problemas de sinal. É fácil confundir as dificuldades da rede sem fio com problemas de conexão com a Internet, uma vez que as conexões sem fio são as mais comuns atualmente. Existem alguns motivos que podem explicar um sinal de Wi-Fi ruim: uma parede ou porta pode interferir nas ondas, ou o modem está muito longe. Se você tem uma casa grande e precisa de melhor cobertura de fibra Wi-Fi, considere adquirir um sistema amplificador com várias estações que você pode colocar em diferentes pontos.

5. Entre em contato com sua operadora de serviços de Internet e relate o problema

Se você seguiu todas essas etapas de solução de problemas e nenhuma funcionou, provavelmente é um problema que não pode ser corrigido pelo usuário. Nesse caso, é responsabilidade da operadora de Internet reparar a conexão. Pode ser que haja uma falha na linha de cabos que atende sua área, por exemplo, que precise de reparos na infraestrutura.

6. Evite conexões desnecessárias

Quanto mais dispositivos acessarem o roteador, menor será a velocidade de conexão de cada um. Isso é inevitável se você mora com várias pessoas, mas se você não usa um dispositivo, desligue-o ou desconecte-o da rede. Mesmo assim, se você perceber que usar vários dispositivos ao mesmo tempo torna sua navegação mais lenta, é aconselhável expandir sua banda.

7. Evite ladrões de Wi-Fi

Em relação ao ponto anterior, se alguém se conectar ao seu roteador sem sua permissão, você obterá menos velocidade. Confirme bem se não existem terceiros usado da sua conexão.

8. Evite aplicativos que se conectam sem motivo

É mais comum em smartphones e tablets, mas também ocorre em computadores: aplicativos que acessam a Internet para verificar atualizações ou baixar informações, que em alguns casos você não precisa. Desative o acesso constante à rede se não for estritamente necessário.

9. Conecte por cabo ethernet sempre que puder

Embora o Wi-Fi seja rei, via ethernet você obterá mais velocidade. Se você puder, use-o, especialmente em gadgets próximos ao seu roteador.