8 dicas para aumentar a motivação no trabalho e ter uma rotina mais produtiva

Se você é daqueles que começa a segunda já pensando no final de semana realmente está na hora de aprender a como se motivar no trabalho, pois seu foco não é a produtividade e o rendimento diário, mas sim ir embora da empresa e descansar o final de semana.

É fato que todo trabalhador sonha em ir para o trabalho motivado. Por isso, encontrar maneiras para aumentar a produtividade é fundamental para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional.

Um dos maiores desafios que um profissional encontra em sua rotina é manter a motivação em alta. E olha, esse problema não é só do funcionário, mas também do empregador.

Para se ter uma idéia, segundo levantamento feito pela Hay Group, 31% dos trabalhadores brasileiros estão acomodados com o seu trabalho atual e não tem incentivo para alavancar a carreira.

Ou seja, o desempenho de um colaborador depende de algo que o inspire para empenhar um sentimento de motivação e valorização. Por isso, é importante pensar em maneiras de motivar a equipe e todos os envolvidos.

Assim, é possível garantir um bom desempenho dos funcionários, da organização como um todo e, simultaneamente, uma vantagem em um mercado tão competitivo.

Claro, isso tudo é super compreensível. Obviamente as pessoas se sentem cansadas, afinal, a rotinas, prazos, responsabilidade profissionais e também pessoais, por muitas vezes, acabando sugando a nossa energia.

Além disso, quando o ambiente de trabalho não fornece as condições adequadas para a boa execução das atividades, a desmotivação bate realmente a porta e acaba se tornando um perigo para as nossas realizações profissionais.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para conseguir manter a motivação no trabalho. Confira!

Como ser mais motivado no ambiente de trabalho

Já percebemos que a falta de motivação está diretamente ligada ao rendimento, não é mesmo? Inclusive, por mais que pareça besteira, um fator muito importante é o bom relacionamento com a equipe, visto que a maioria das pessoas passam mais tempo no trabalho do que em suas próprias casas.

Ou seja, ter um ambiente com pessoas que proporcionam um clima agradável também resulta no aumento da produtividade.

De acordo com a Right Management, os profissionais motivados são 50% mais produtivos. A pesquisa foi realizada com 30 mil pessoas de 15 países, dentro dessas, 10 eram brasileiras.

Bom, mas como se encaixar no grupo de pessoas motivadas? É sobre isso que vamos falar. Veja!

Foque na organização

Por mais bagunçando que o ambiente de trabalho esteja, não é saudável deixar que isso afete a sua motivação e consequentemente a sua produtividade. Portanto, você pode começar o dia organizando as suas tarefas diárias por ordem de importância e urgência.

Além disso, é imprescindível que nesse processo você defina metas diárias de trabalho, de modo que seus prazos não acumulem e você acabe ficando estressado por isso.

Saia da rotina

Por mais que suas atividades sejam definidas, isso não quer dizer que suas funções precisam ser sempre as mesmas. Uma boa forma de fugir da rotina é implementando novas ferramentas de gestão, como um robô industrial, por exemplo, ou aprendendo coisas novas.

Talvez o seu colega de trabalho tenha algumas formas mais eficientes de cumprir as mesmas tarefas e pode ajudar você a introduzir algumas melhorias para sua produtividade. Por isso, pesquise, converse e não deixe que a rotina acabe com sua motivação!

Inove!

Ainda falando sobre a dica anterior, é necessário sim, inovar e ser engajado nas tendências para manter a motivação diária. Se você fizer tudo sempre igual, os resultados serão sempre os mesmo.

Quer ser promovido? Alavancar a carreira? Aumentar o seu salário? Então, procure as novidades do mercado, busque novas informações, apresente novas ideias e colabore com as soluções. Dessa forma, os trabalhos podem variar e acabam se tornando mais atraentes e produtivos.

Foque na automotivação

Não adianta ficar esperando que algo positivo aconteça para, então, se motivar. A automotivação precisa ser trabalhada e essa idéia equivocada deve ser eliminada.

Isso, pois cada um tem suas razões para investir tanto tempo e energia em um determinado cargo da empresa. É fato que os estímulos externos são super bem-vindos, mas eles não podem ser a motivação principal, já que ela deve vir de dentro de você.

Quando sua energia estiver mais para baixo, lembre-se dos seus sonhos, metas, objetivos e tudo aquilo que deseja alcançar. Isso sim é investir em automotivação!

Descanse

Provavelmente você já deve ter ouvido aquele ditado de ‘’Eu sou oito ou oitenta’’. Mas, na prática não deve ser assim. É importante buscar equilíbrio para não trabalhar demais e nem diminuir o seu ritmo. Ou seja, é preciso focar tanto na sua carreira como em cuidar dos seus momentos de lazer.

Passe um final de semana com a família ou amigos, espaireça, limpe a mente, relaxe e volte motivado para as suas capacidades de trabalho.

Aprenda a ouvir

Saiba se comunicar de forma que sua equipe entenda as informações corretamente. Além disso, uma pessoa motivada é aquela que consegue ouvir a sua equipe, independente se o assunto é sobre placas de sinalização ou o open bar do final de semana. Portanto, falar na hora certa e ouvir cada vez mais.

Fortaleça o respeito e a confiança da equipe

Uma vez que você respeita toda a equipe e participe ainda mais nos projetos, você abre espaço para criatividade e, ainda, contribui para que cada colaborador alcance os projetos e fortaleça o espírito de confiança da equipe.

Evite fofocas

Você já deve ter ficado mal com algum assunto desagradável, certo? Então, exatamente por isso é importante ficar longe de fofocar no ambiente de trabalho. Quando surgir uma conversa desagradável, tenta se afastar indiretamente, tome uma água e se distraia um pouco. Pensamentos ruins levam a conversas  e acabam com a motivação de qualquer um.

Faça por você!

Seja um esporte ou um jogo reserva um tempo do dia para fazer algo que realmente ame. Isso certamente vai influenciar o seu ambiente de trabalho e fará que você esteja muito mais feliz e disposto.

E aí, gostou dessas dicas? O que tem feito para manter a sua motivação no trabalho? Conta pra gente!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌