7 ideias para escolher nomes criativos para o seu canal no YouTube

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Escolher o nome do seu canal do YouTube pode ser uma completa dor de cabeça. 

No mercado atual, é possível ver diversos nomes de canais, muitos são uma piadinha, um nome de um quadro e alguns o nome do próprio dono do canal.

Mas nós vemos realmente muitos canais, muitos mesmo. 

E isso significa que o número de possibilidades que façam sentido e sejam interessantes estão diminuindo. 

Portanto, se você quer criar um canal bacana, você precisa correr e definir o nome do seu canal. E se você demorar, alguém pode pegar o nome que você escolheu.

Outro fator importante, é que no rankeamento do Google, o nome do canal é um dos principais textos que vão ajudar a posicionar o seu conteúdo na busca da plataforma e vai ajudar a gerar tráfego e te ajudar a crescer seu canal no YouTube.

Não dá pra ter qualquer nome na rede, ou todo um trabalho, por melhor que seja, pode ser perdido ou se tornar de difícil acesso.

Dicas para formular um bom nome para o YouTube

A principal dica para criar um nome é saber o que é o seu conteúdo. Sabendo qual seu nicho, tendo um planejamento do que será produzido, você já terá um bom caminho para definir o seu nome e sua URL personalizada do canal.

Neste primeiro momento, são muitas incertezas. Nada está dado, o canal ainda não existe, e o medo de escolher um nome ruim pode dificultar a sua escolha. 

E a importância de estar no YouTube é ímpar, afinal, ele é do Google e estar alí com um bom conteúdo é a melhor forma de aumentar suas chances de ser encontrado nas buscas.

Então acompanhe algumas dicas:

1. Nicho

Se você está perdido e não sabe que nome dar, uma forma de começar a ter boas ideias é definindo o seu nicho, afinal, qual é o assunto que pretende abordar? 

Esta escolha é decisiva para qualificar uma audiência.

Mas principalmente, dentro de um nicho, é possível construir uma autoridade e a partir disso ampliar sua audiência e conseguir colher ótimos resultados dos vídeos e aumentar o alcance e poder de conversão de acordo com seu interesse.

Nicho não é só um assunto, você pode definir “esportes” como o nicho do seu canal, mas dentro de esportes existem diversas modalidades. 

Qual vai ser a que você vai abordar, em qual modalidade você quer se tornar faixa preta, uma autoridade?

Definir isso vai ser um divisor de águas para descobrir o nome do canal e mais, impulsionar a construção da sua identidade ou da identidade do seu negócio.

2. Audiência

É preciso definir um público, um grupo de interesse. A partir do momento em que você define o público que pretende alcançar e consegue mapear seus interesses e expectativas uma boa parte do caminho já está traçado. 

Quando você tem isso claro as possibilidades ficam melhor desenhadas para elaborar um nome e uma proposta de canal. 

E você não precisa ter uma audiência, mas ter bem definido qual é a audiência que você terá depois de definir o seu nicho.

Diversas palavras e termos que são expressões características do seu público que podem vir a ser possibilidades de nomes.

Afinal é preciso conhecer a sua audiência para saber suas dores, o que ela quer ouvir, traçar as personas e acima de tudo, testar e buscar engajamento para conseguir aprofundar o conhecimento destas personas.

3. Pesquise outros canais

Buscar referências é sempre bom, dessa forma podemos analisar o que vem sendo feito e como avançar na sua proposta se destacando das outras pessoas. 

Mas para quem está em dúvida quanto ao nome, é importante ver o que outras pessoas usam e pensar quais são as referências que elas utilizaram para aquele nome, ou a que ele se refere.

Quem pesquisa não perde tempo e não copia, quem pesquisa conhece o mercado, a realidade e tem a oportunidade de reforçar o seu diferencial das outras pessoas.

4. Peça opinião

Pedir a ajuda dos amigos e pessoas próximas e ouvir suas opiniões é muito importante. Uma outra visão pode dar ótimas ideias e inclusive te ajudar a avaliar se o que você acredita que faz sentido para nome do canal funciona ou não.

Esta dica é essencialmente importante porque ela funciona como um pré-teste, uma pesquisa de campo para já começar a mapear a sua persona, entender suas dores e avaliar seu projeto.

Não tenha medo de conversar com as pessoas. Afinal, ter uma ideia é fácil, colocar em prática é outra situação. 

Muitas outras possibilidades podem surgir do diálogo, como ideias novas e validações do que já pensou. E se o nome é bacana mesmo, ou não.

5. Seja simples

Você não precisa de um nome conceitual nórdico ou algo do tipo. Algo simples que passe uma ideia e atraia pessoas para o seu canal e em especial, seja fácil de lembrar é o mais importante.

Um nome difícil, com números, códigos, estrangeiros ou que simplesmente sejam difíceis de escrever são ideias que podem criar dificuldades para a sua audiência encontrar você em uma busca em algum site de pesquisa.

6. Identidade

Se você já tem outras redes, seja no Facebook, ou blog e pretende usar o YouTube como uma estratégia complementar, siga a identidade já existente. 

A coesão é muito importante para o sucesso de uma estratégia multiplataforma. 

Mas se não possui, comece a pensar nesta unidade que você precisa construir para alcançar o sucesso do negócio, ou projeto pessoal.

7. Geradores de nomes

Se você tentou tudo e nada funcionou muito bem, uma alternativa quase desesperada pode ser utilizar ferramentas que geram nomes para redes sociais. 

A partir de uma palavra de sua preferência, é possível ver diversas possibilidades e variações para te ajudar nessa escolha. Isso pode te dar outras possibilidades e auxiliar nesse processo de escolha.

Conclusão

Seja qual for a sua necessidade ou tipo de uso, estar no YouTube é essencial, por ser uma ferramenta do Google, seu conteúdo vai receber uma melhor posição nas pesquisas dos usuários.

E se atente a essas dicas e encontre um nome simples, que faça sentido e esteja diretamente ligado ao seu conteúdo e estratégia, sem deixar de ser interessante para atrair uma boa audiência para o seu conteúdo.

Apesar de muito importante, o nome do canal não é tudo. Um bom conteúdo, dedicação e estratégia são os ingredientes do sucesso nesta plataforma.