5 motivos para investir em redes sociais para o seu consultório

Nos encontramos em uma sociedade em que os indivíduos estão cada vez mais conectados aos seus computadores e celulares, mas, principalmente, através da internet.

Essa foi uma grande mudança nos hábitos de consumo das pessoas, assim como nas maneiras de encontrar bons profissionais para realizar os seus serviços e também no relacionamento com o cliente.

Tudo isso, acabaram se tornando estratégias do Marketing Digital para atrair cada vez mais clientes, convertê-los e estão fidelizá-los.

Esse parece o sonho de qualquer empreendimento, não é mesmo? Isso também pode ser aplicado dentro de consultórios médicos e clínicas odontológicas, atraindo um público que muitas vezes você nem sabia que existia.

Uma das principais maneiras de chegar até essas pessoas e também de garantir uma continuidade no relacionamento entre paciente e marca, são as redes sociais.

Quer entender um pouco mais sobre as principais vantagens ao investir em seu consultório? Confira o conteúdo!

O que pode e não pode fazer nas redes sociais?

A primeira coisa que você deve lembrar antes de começar a investir nas redes sociais para o seu consultório é lembrar das obrigatoriedades, assim como alguns pontos principais que todos os profissionais devem seguir.

O Conselho Federal de Odontologia dispõe em seu Código de Ética um capítulo exclusivo para questões sobre publicidade, falando também sobre os meios digitais. É essencial que a equipe responsável pelo marketing odontológico ou médico de uma clínica tenham esse tipo de conhecimento.

Ainda assim, entre as principais questões estabelecidas pelo CFO, podemos observar:

Ao fazer a comunicação nas redes sociais, alguns dados devem estar bem explicitados. No caso de ser uma pessoa física, deve conter o nome, CRO e nome representativo da profissão de cirurgião-dentista.

Caso a conta seja de uma pessoa jurídica, deve conter os seguintes dados: nome da empresa, número de inscrição da empresa no CRO, nome e número de inscrição do responsável técnico.

Por todas essas questões, como outras, é muito importante estar atento a essas questões antes de criar campanhas e anúncios para o seu consultório nas redes sociais.

Por que investir nas redes sociais?

Agora, vamos para alguns dos principais motivos para reconhecer a importância da sua clínica odontológica ou consultório médico investir não apenas no marketing digital, mas também nas estratégias de redes sociais.

1.   Custo x benefício

É essencial entender que as despesas que vão com o marketing digital não são gastos, mas sim investimentos para que o seu consultório cresça mais e esteja presente na vida das pessoas.

Ainda assim, a relação custo e benefício ao apostar em uma estratégia de marketing médico ou odontológico, é muito favorável à empresa, principalmente se forem ações exclusivas de marketing digital, em que não é necessário realizar a impressão de materiais.

Além do baixo custo, o meio digital também permite que ocorra uma segmentação do público, ou seja, em propagandas pagas como no FacebookAds ou InstagramAds, elas só vão aparecer para um determinado número de pessoas, dependendo sempre do tipo de conteúdo que eles consomem.

2.   Atraia novos pacientes

Atualmente, uma das principais maneiras atrair novos clientes, é através do marketing digital. As redes sociais são uma maneira de fazer com que o seu consultório seja visto por muitos que não sabiam nem que o seu consultório existia.

Através da criação de bons conteúdos, é possível chegar a um número de pessoas maior, podendo muitas vezes ser utilizado como uma extensão do seu blog, garantindo que artigos de qualidade cheguem às pessoas e fazendo com que elas se interessem.

Ao falar dos diferentes tipos de atendimentos, como uma clínica odontológica que realiza tratamento para periodontia, como também outros procedimentos, e segmentos da área médica em que está relacionado a outras áreas da saúde, como um consultório de ortopedia que tem a parte de fisioterapia,

Ainda assim, é importante lembrar que cada rede social requer uma linguagem diferente, ainda que todas devam ser uma maneira pessoal de falar com o seu paciente, para que os laços sejam estreitados e eles se sintam à vontade na sua página.

3.   Fortaleça a sua marca

Imagine que você está procurando por um consultório na sua região para ir e pesquisa no Google – é importante lembrar que, atualmente, essa é uma das principais maneiras de uma pessoa encontrar novos lugares.

Caso as páginas do seu consultório estejam bem posicionadas, com todas as informações necessárias de fácil acesso, com as redes sociais sempre atualizadas e com assuntos da atualidade, o paciente vai se sentir muito mais confortável em realizar um agendamento.

Da mesma forma, essa é uma maneira de garantir que os outros vejam e encontrem o seu consultório. Isso mostra como há uma maior amplitude do alcance das ações de marketing digital.

4.   Agilize a comunicação

As redes sociais são uma das melhores maneiras de deixar em vista, ao público, quais são os seus principais contatos, seja telefone, email e até mesmo endereço.

Ainda assim, através das mídias sociais, é possível estabelecer um bom relacionamento com os seus pacientes, fazendo até com que tenha uma maior agilidade na comunicação.

Dúvidas que antes seriam respondidas apenas por ligação, o que pode atrasar o atendimento e muitas vezes fazer com que a pessoa em questão deixe de lado, podem ser respondidas através das redes sociais.

Isso vai desde quais planos odontológicos e de saúde o consultório atende, como também quais procedimentos podem ser realizados ali.

5.   Fidelize os pacientes antigos

O que nos leva ao último ponto, mas não menos importante. O marketing digital descobriu uma das maneiras de fidelizar os seus pacientes e, principalmente, entender a importância disso.

A questão é que, ainda hoje, fidelizar os seus pacientes custa menos do que conquistar novos. Mas o que isso significa?

A partir do momento que um paciente está fidelizado, ou seja, gosta do atendimento e dos profissionais que atendem nesse consultório e acabam sempre retornando para eles, as chances dessa pessoa indicar o local para amigos e familiares, são muito grandes.

Por isso, investir em um bom atendimento, antes de tudo, é crucial para que esses pacientes continuem retornando. Além, é claro, de garantir maneiras para isso, como cartões de fidelização e oportunidades diferenciadas de pagamento.

Tudo isso mostra a importância de investir no marketing digital, principalmente nas ações e estratégias voltadas para as redes sociais, como uma maneira de garantir que os novos pacientes continuem chegando, sem deixar os antigos de lado.