5 ideias de marketing digital para dentistas

doutor

Com a entrada massiva de consultórios odontológicos no meio digital, ficou cada vez mais concorrido obter clientes na internet. Isso acaba pedindo por métodos diferenciados para captação de clientes e de um criativo marketing digital para dentistas.

Seja nas redes sociais ou nos mecanismos de pesquisa, o marketing digital é um grande aliado na promoção de uma boa imagem pública. No entanto, todos usam dele, então é preciso inovar e criar um marketing personalizado.

Como fazer isso? Prosseguindo com a leitura do artigo e entendendo um pouco mais sobre o marketing digital para empresas!

5 ideias de marketing digital para dentistas

Marketing digital para dentistas é algo já bastante difundido nesse mercado, quando feito com as ferramentas adequadas e sem ferir os princípios éticos da classe. Dessa forma, já difere um pouco do marketing digital comum.

Por exemplo, um carro é bastante desejado numa propaganda, mas é a mesma coisa para uma obturação? Não, pois se trata mais de uma necessidade – e para vender uma necessidade, o foco do marketing se torna transformar o dentista em alguém confiável.

Assim, o marketing digital envolve transformar o dentista em uma autoridade no segmento e possibilitar maior interação com o público. Isso pode ser feito por meio das redes sociais, blogs, Google Meu Negócio e E-mail Marketing.

Entretanto, a questão é: como potencializar o marketing digital para dentistas?

1. Se adapte à linguagem virtual

O marketing digital para dentistas é uma prática que se adapta ao canal de comunicação visado. Os formatos costumam ser as redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter), guias online, sites, blogs, etc.

Todos eles contam com sua própria linguagem e identidade, uns privilegiando o aspecto visual, outros o conteúdo textual. De qualquer forma, você deve atender a todos os canais que forem possíveis – e produzir um conteúdo adaptado para cada.

2. Crie um site “original”

Ser totalmente original é algo complicado, pois a área odontológica conta com certas características onipresentes para identificar a classe. Entretanto, outros detalhes do site podem ser transmitidos de maneira diferenciada:

  • Identidade visual (paleta de cores presentes e estrutura visual);
  • Distribuição das informações pela página;
  • Textos concisos e informativos;
  • Layout simples, mas elegante, com proporções lógicas;
  • Boa presença de imagens (sempre coerentes com o valor de sua clínica).

Por fim, você deve garantir dois detalhes para boa experiência do usuário: responsividade (adaptação do site para dispositivos móveis) e uma hospedagem de sites segura, de forma que o carregamento da página não se torne lento.

3. Crie conteúdo em vídeo

Em 2019, cerca de 70-80% do tráfego online é composto pelo consumo de vídeos, seja em plataformas como YouTube ou em sites/blogs. Isso é parte de uma tendência já bem consolidada: o público prefere consumir um conteúdo audiovisual rápido.

Por isso, é comum o uso de vídeos no site ou por meio de um canal no YouTube, pois essa mídia conta com visualização constante. Além disso, poucos minutos do vídeo podem englobar um texto inteiro de 1000 palavras, por exemplo.

Sendo assim, é um meio eficiente quando é conciso e com uma proposta de valor clara. Junto a isso, confere maior personalidade a sua clínica, pois você se torna mais próximo (mesmo que indiretamente) do seu público.

4. Obtenha reviews

Uma forma de construir autoridade virtual é transmitindo confiança aos clientes – e isso pode ser feito no velho “boca a boca”. Entretanto, essa velha estratégia está adaptada ao mundo virtual pelas “reviews”.

Sabe quando pesquisa por uma loja no Google e ele retorna uma localização? Nessa mesma coluna, ele também traz comentários sobre a loja, que podem ser negativas e positivas. O mesmo ocorre no Facebook.

Para aparecer no primeiro, você pode contar com o Google Meu Negócio, que fornece seus dados, seus horários e as resenhas sobre seu negócio. Já o segundo, de funcionamento semelhante ao Google, é o Facebook Review.

5. Tenha constância no seu site e rede social

Sabia que sites que não são atualizados por um bom tempo perdem posições entre os resultados do mecanismo de busca? Sim, o Google costuma privilegiar os sites mais atualizados e responsivos na busca.

Sendo assim, ter um site ou rede social constantemente atualizado se traduz em grande número de visitantes. Lembre-se que o mecanismo de busca visa a melhor qualidade de conteúdo ao usuário – e constância faz parte disso!

Dica extra de marketing digital para dentistas

Um ponto importante para melhor posicionamento nos resultados de busca é se encontrar cadastrado em guias online, caso do Consultórios Odontológicos. Além dos usuários pesquisarem por sua clínica nesse guia, ou mesmo se pesquisarem por “dentista“, você ainda fica melhor ranqueado.

Acontece que ter um site indicando o seu é interpretado como sinal de relevância pelo algoritmo da Google. Sendo assim, é uma medida essencial no marketing digital para dentistas!