5 ideias de cursos que podem ser úteis em situações inesperadas

A vida é imprevisível. Disso, não dá para duvidar. Afinal de contas, basta ver onde você estava há 5 anos e comparar com onde você está agora. Com certeza é outro caminho e você chegou em um ponto que talvez nem sequer imaginasse que fosse possível lá atrás. Por isso, apesar de ser essencial fazer planos, um dos segredos da vida é aceitar que grande parte dela é imprevisível. É por isso que devemos conhecer algumas ideias de cursos que podem ser úteis em situações inesperadas.

Afinal de contas, sejamos honestos, não dá para prever tudo que vai acontecer na nossa vida, mas também não dá para ficar parado e ser pego de surpresa. O equilíbrio da situação é se preparar para o máximo de coisas possíveis e sempre ter uma ou duas soluções na manga quando a hora chegar. É por isso que é importante conhecer algumas ideias de cursos que podem ser úteis em situações inesperadas. Por mais que sejam momentos imprevisíveis, ainda assim eles apresentam problemas que podem ser previstos.

Quer ver algumas boas ideias de cursos que podem ser úteis em situações inesperadas? Então siga a leitura abaixo!

5 ideias de cursos que podem ser úteis em situações inesperadas

1. Libras

Um dos grandes problemas de situações inesperadas é ter dificuldade para se comunicar com alguém. Nesse caso, aprender idiomas seria interessante, mas isso já é o básico. Afinal de contas, você provavelmente já sabe a importância de aprender Inglês e Espanhol (para comunicações internacionais e com nossos vizinhos da América do Sul) e até mesmo a possibilidade de aprender Mandarim (já que a China é a maior parceira comercial do Brasil).

No entanto, é muito importante aprender outros tipos de idiomas também. Fazer um Curso de Libras pode ser vital para um momento no seu trabalho ou na sua vida social. Afinal, nunca sabemos quando precisaremos usar esse tipo de comunicação.

Atualmente, o Brasil tem mais de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Isso significa que uma grande parte da população se comunica com Libras. Saber usá-las é vital para ser entendido e compreender essas pessoas, o que é útil em vários momentos.

2. Sobrevivência

Você já assistiu a um filme ou série de sobrevivência, como Lost? Se sim, provavelmente já se imaginou tendo de passar pelos mesmos desafios. Você conseguiria? Se a resposta é não, então pode ser interessante fazer um curso de Sobrevivência.

Esse tipo de curso ajuda com o básico do básico de como sobreviver em um cenário hostil: como arranjar água, comida e um abrigo na natureza. O ideal é que nunca precisemos desse conteúdo, mas ele pode ser útil em algum momento.

3. Primeiros Socorros

Outro conteúdo que nunca queremos usar, mas que pode ser muito importante é o de Primeiros Socorros. Saber como prestar o primeiro atendimento a alguém ferido (ou a nós mesmos) pode ser a diferença entre a vida e a morte em muitos casos.

Portanto, é importante aprender o básico sobre o assunto: como tratar um machucado, como estancar sangue, de que forma remover o veneno de uma picada de cobra, como fazer a Manobra de Heimlich, como ajudar alguém em parada cardíaca e por aí vai.

4. Mentalismo

O Mentalismo é um tipo de técnica que consiste em explorar falhas no cérebro humano para vários efeitos. O uso mais comum é em truques de mágica, mas eles podem ter uma infinidade de utilizações, desde a prevenção de golpes e fraudes até uma melhor apresentação de negócios ou fechar mais clientes em reuniões para a empresa. Até mesmo salvar um encontro romântico ruim ou animar uma festa pode ser feito com mentalismo.

O problema é que essa técnica é difícil de aprender. No entanto, o esforço pelo aprendizado vale a pena.

5. Direção

Por fim, não dá para ignorar o fato de que o mundo em que vivemos é enorme e, portanto, pode ser difícil se locomover com facilidade. Suponha que você queira viajar para uma cidade em que a cobertura do transporte público não é satisfatória. Qual a sua solução? Dirigir!

Saber como dirigir pode ser a resposta em várias situações inusitadas, tanto em uma viagem de turismo, quanto em seu dia a dia. Por exemplo, basta ver quantas pessoas conseguiram economizar nessa pandemia fazendo compras em grandes quantidades no supermercado e levando tudo de carro para casa, de modo a ficar um mês inteiro de quarentena.

Essas são as principais ideias de cursos que podem ser úteis em situações inesperadas. Como deu para ver, não dá para evitar que a situação aconteça, mas é possível se prevenir para que ela não tenha um impacto tão grande assim. Afinal de contas, todas as situações imprevistas são compostas por desafios que são “únicos”, por assim dizer: se comunicar, sobreviver, reduzir danos, identificar obstáculos, conseguir se locomover. Se você tem conhecimentos nestas áreas, terá mais ferramentas quando a hora chegar.

Gostou da nossa seleção de cursos? Comente abaixo dizendo qual deles pareceu o mais útil para você!