5 games cross-platform para você jogar em qualquer videogame

Jogos compatíveis com mais de um console são uma ótima opção de investimento tanto para novos jogadores quanto para gamers experientes. Conheça cinco para jogar ainda em 2021.

Se existe algo melhor que jogos digitais, pode-se dizer que são aqueles títulos compatíveis com mais de um console ou sistema. Conhecidos como jogos multiplataforma, ou cross-platform, em inglês, diversas são as vantagens de se jogar games desenvolvidos pensando nessa diversidade.

Para quem está começando a se familiarizar com o universo dos games e busca esse tipo de jogo, ou mesmo para os gamers já experientes em busca de expandir suas opções de jogos em diferentes plataformas, separamos 5 jogos incríveis compatíveis com mais de um console.

Among Us

Compatível com Android, iOS, PC e Nintendo Switch, esse game, que virou febre entre a garotada, é um ótimo exemplo de jogo cross-play mobile. Nele, a principal meta dos tripulantes é explorar o mapa, identificar os famosos importadores e eliminá-los de seu time. Cada um dos grupos pode conter entre 4 e 10 pessoas, sendo que estas podem ser tanto conhecidas como desconhecidas.

Dentro de uma nave que tenta retornar à Terra, eliminar o impostor vai garantir que a viagem de volta ao nosso planeta será segura. Aliás, o impostor é, na verdade, um alienígena parasita que tenta impedir a missão.

Pelo alto nível de interatividade e jogabilidade bastante dinâmica, esse game, que pode ser considerado o mobile do momento, abre nossa lista com destaque para sua característica cross-platform.

Brawlhalla

Poucos jogos gratuitos de luta em 2D possuem tantas vantagens quanto o Brawlhalla, e vale começar dizendo que esse game incrível é compatível com Nintendo Switch, PS4, Xbox One, PC e Mac OS. Com mais de 7 modos e 30 personagens, é um jogo completo para nenhum pago botar defeito.

Em uma arena, dois jogadores se enfrentam, podendo ser tanto on-line quanto multiplayer local — para quem quiser jogar com um amigo.

Diferentemente de grande parte dos jogos desse gênero, o objetivo de Brawlhalla não é matar o adversário, mas derrubá-lo da arena, o que cria cenários mais imprevisíveis, já que mesmo um personagem muito machucado pode usar estratégias e movimentos para derrubar o adversário que ainda esteja mais forte no jogo.

Acompanhando esse sistema, não existe uma barra de vida no jogo, e, sim, um contador de danos.

Call of Duty: Warzone

Parte da franquia de um dos games do gênero battle royale, o Call of Duty: Warzone é compatível com Microsoft Windows, PS4 e Xbox One. Com um modo multijogador on-line que permite até 150 jogadores simultâneos na cidade fictícia chamada de Verdansk, baseada em uma cidade real do leste da Ucrânia, esse game dispensa grandes apresentações.

O jogo, vale ressaltar, faz parte do Call of Duty: Modern Warfare, título de 2019 que não requer compra.

Fortnite

Outro do gênero battle royale que merece ser mencionado em nossa lista é o Fortnite, compatível com PS4, PS5, Nintendo Switch, PC, Android, iOS, Xbox One e Series X, sendo um dos games do mercado com maior número de plataformas compatíveis.

Com gráficos mais amigáveis que os da maior parte dos games do gênero, que lembram um desenho animado com estética contemporânea, o jogo se tornou um atrativo para gamers mais jovens, algo não muito comum com outros jogos parecidos.

Por essa razão, a própria plataforma oferece opções de controle de privacidade dos responsáveis, muito utilizado por pais que acompanham de perto a maneira como os filhos utilizam o videogame e a internet. Sendo este um ponto positivo extra para o Fortnite.

Minecraft

Sucesso absoluto, encerramos nossa lista com o Minecraft, um verdadeiro clássico moderno lançado há menos de dez anos. O principal objetivo do jogo é fazer construções com as peças disponíveis, sendo esse um verdadeiro fenômeno entre pessoas das mais variadas idades.

Hoje em dia, o Minecraft é oficialmente compatível com Xbox One, PS4, Nintendo Switch, PC e mobile.