5 formas de otimizar o foco nos estudos

Não há estudante no Brasil hoje que não queira conhecer algumas formas de otimizar o foco nos estudos. Afinal de contas, seja uma pós graduação a distância, seja o Ensino Médio, praticamente todos os alunos brasileiros estão fazendo aulas pelo computador por causa da pandemia do novo coronavírus. Isso abre uma série de desafios, sendo a falta de foco o principal deles.

Não é nem necessário fazer uma pesquisa com os alunos. Basta dar uma olhada nas redes sociais para constatar a quantidade de memes e piadas citando alunos que deixam a videochamada com a aula aberta e vão dormir, ver TV ou fazer outra coisa. A falta de foco tem dificultado que os alunos possam se concentrar e ter o desempenho desejado.

No entanto, saiba que é possível otimizar o foco nos estudos, tanto nas videochamadas, quanto nos estudos individuais. Para isso, é preciso conhecer algumas formas de otimizar o foco nos estudos. Quer saber quais? Siga a leitura!

5 formas de otimizar o foco nos estudos

1. Use a técnica de Pomodoro

Você precisa revisar o material estudado, ler 3 artigos, fazer um trabalho e resolver algumas questões ainda hoje? Então que tal usar a técnica de Pomodoro para aumentar a sua produtividade?

Basicamente, a Técnica de Pomodoro consiste em criar ciclos de trabalho intenso de curta duração, separados por pequenas folgas momentâneas. Com isso, é possível ajudar o estudante a aumentar a sua produtividade.

Para usá-la, faça o seguinte:

  • inicie um período de 25 minutos de trabalho intenso;
  • nesse período, não faça nada exceto estudar. Se preciso for, afaste seu smartphone de você;
  • depois de passar os 25 minutos, descanse por 5 minutos;
  • faça esse processo 4 vezes. Quando terminar, tire uma folga um pouco maior, de 15 minutos. Isso terá terminado o primeiro ciclo. Faça quantos precisar.

2. Remova distrações de perto

Estudar exige uma linha de raciocínio ininterrupta por algum tempo. No entanto, é muito difícil fazer isso com pessoas andando por perto, vendo TV ou conversando em voz alta.

Para poder focar nos estudos, remova as distrações que ficam perto de você. Desligue a televisão e vá para um lugar mais removido, sem a presença da família, para evitar ser interrompido.

3. Tenha um canto próprio para estudar

Uma maneira interessante de evitar ser interrompido é ter um cantinho próprio para o estudo, com uma escrivaninha e alguns acessórios. O ponto mais importante disso é que seu corpo vai se acostumar a entrar no “modo de estudo” quando você sentar naquela mesa. Isso ajudará a aumentar o foco sempre que estiver estudando.

4. Estabeleça metas diárias realistas

Estabelecer metas diárias é uma maneira interessante de se estimular a conseguir estudar por mais tempo e frequência. No entanto, é importante que essas metas sejam realistas. Elas terão efeito contrário se você continuar a falhá-las porque são impossíveis.

5. Estude de forma estratégica

Por fim, lembre-se de que é bom estudar para valer, mas é mais importante estudar de forma inteligente. Divida o assunto em questão em processos e vá desenvolvendo-os aos poucos. Ponha questões práticas para assimilar melhor o assunto e veja vídeos no YouTube para aprimorar o conhecimento.

Essas são as 5 principais formas de otimizar o foco nos estudos. Com elas, você conseguirá desenvolver melhor a sua concentração e o seu foco. Lembre-se de que bastam 66 dias para criar um novo hábito. Isso significa que você precisa de 2 meses de esforço até incorporar essas ações em você e conseguir ter foco ao estudar de maneira natural, sem precisar se esforçar.

E aí, gostou das dicas? Comente abaixo com a sua opinião sobre elas!