5 Estratégias de Marketing Digital para promover seu Site Médico

À medida que a quantidade de informações sobre medicina continuam a crescer na Internet, isso demonstra que os pacientes estão se tornando cada vez mais habituados a fazer uma pesquisa online para analisar informações médicas e escolher prestadores de serviços na área de saúde. Esse processo faz parte de uma transição maior de um sistema tradicional de assistência médica para um sistema orientado ao consumidor.

Estudos conduzidos pela Universidade de Sydney sob o projeto “Selecionando um paciente na área da saúde” mostram que, para clientes com alto nível de instrução médica, a tendência de procurar informações confiáveis ​​na Internet é o principal argumento para ajudar na escolha de um médico especialista.

A presença digital e o marketing médico

Em resposta a essas mudanças, é vital determinar uma estratégia para promover seu serviço de saúde e ajudar os pacientes a iniciar sua pesquisa. Isso envolve o uso de um conjunto de técnicas eficazes de marketing digital, adaptadas aos serviços prestados por sua clínica. Desenvolver uma presença digital forte e saudável e o conteúdo certo da marca ajuda a criar mais confiança e construir sua reputação online. Abaixo estão nossas 5 principais dicas para ajudá-lo a ter sucesso com o marketing médico digital.

As 5 melhores práticas de marketing digital que você deve seguir:

1. Certifique-se de criar um site médico profissional

Seu site deve ser moderno, fácil de navegar e repleto de informações relevantes. Futuros pacientes, quando visitarem seu site geralmente terão uma primeira impressão de sua prática com pacientes e de seu currículo.  Portanto, é importante que você crie um site informativo, funcional e intuitivo.

2. Seu site deve ser otimizado para os mecanismos de busca

A otimização de mecanismos de pesquisa (também conhecida como SEO) inclui elementos técnicos necessários para melhorar a classificação do seu site nos mecanismos de pesquisa, aumentar o tráfego de visitantes e proporcionar a divulgação do seu serviço ou marca. O SEO inclui muitos aspectos, como as palavras-chave usadas em sua página, velocidade, links inseridos, além da estrutura de seu site médico para que os mecanismos de pesquisa possam classificá-lo e entendê-lo corretamente.

Ao escolher palavras-chave para melhorar suas posições de SEO em sua especialidade médica, é importante entender a diferença entre as palavras-chave de cauda curta e cauda longa. Palavras-chave com cauda curta ou termos “principais” são termos mais usados ​​e geralmente têm um comprimento de cerca de duas palavras, por exemplo, “cirurgião plástico”. Como essas palavras-chave são pesquisadas ​​com mais frequência, elas atraem mais tráfego e podem ser mais lucrativas, mas também são mais disputadas pela concorrência de outros sites que usam os mesmos termos.

No caso das palavras de cauda longa, as principais consultas de SEO geralmente são mais específicas e têm de 3 a 6 palavras, por exemplo, ” cirurgião plástico especializado em cirurgia craniomaxilofacial”. Embora esses termos sejam menos populares, eles são mais direcionados para consultas de pesquisa específicas e também se beneficiam de uma menor concorrência por essas frases, o que aumenta a classificação de seu site no Google para esses termos mais facilmente.

Para garantir que seu site médico não seja apenas bonito, mas também contenha conteúdo otimizado para SEO, considere desenvolver e manter seu site com desenvolvedores e especialistas de uma agência de marketing médico, assim você poderá contar com profissionais especializados no setor para que sua clínica possa receber mais pacientes através das buscas na internet.

3. Verifique se o site está otimizado para os usuários

A interface do usuário (ou UX) do seu site é um indicador da disponibilidade de informações para que as pessoas possam encontrar facilmente o que estão procurando. Seu site deve ser uma porta aberta para a sua especialidade médica, para que a interação se desenvolva positivamente. Assim, antes do paciente marcar uma consulta com você, ele terá uma ótima impressão sobre a sua clínica.

Alguns médicos adicionam ao site uma conta pessoal para os pacientes, com a qual eles podem atualizar suas informações pessoais, acessar a agenda do médico e visualizar os resultados. Isso permite que o médico gerencie perfeitamente quem foi atendido por meio de uma extensão digital de sua especialidade, além de melhorar a experiência geral dos pacientes.

4. Verifique se o site está otimizado para dispositivos móveis

Um relatório divulgado pela SEMrush aponta que mais de 50% de todas as pesquisas nos mecanismos de busca são realizados através de smartphones e, ao todo, apontam um crescimento de 9,5% no Brasil. Em média, o tamanho do público conectado aumenta entre 5% e 7% ao ano nos países analisados.

Essa é uma grande evidência da crescente importância da otimização adequada de um site, de sua interface, das informações da clínica e do conteúdo do blog para dispositivos móveis, deixando assim, a experiência do usuário mais satisfatória.

5. Crie conteúdo e melhore os resultados de seu site

Um blog, marketing de conteúdo e as mídias sociais são uma maneira muito eficaz de interagir com pacientes existentes e potenciais. 

Investir em conteúdo relacionado à sua especialidade em seu blog, criar um canal do Youtube, contas no Instagram, Twitter e Facebook tem sido utilizada por diversas clínicas de sucesso em todo o Brasil. Essa é uma excelente alternativa para melhorar os seus resultados através das pesquisas feitas por pacientes que buscam por informações sobre a sua especialidade médica. Além disso, demonstra a sua preocupação em informar seus pacientes e o seu nível de conhecimento, comprovando a sua autoridade sobre o assunto.

Isso prova que, em um ambiente em que existem muitas fontes de informação, os profissionais de saúde devem aproveitar todas as oportunidades para interagir, educar e se comunicar com os pacientes.

O desenvolvimento de fortes estratégias de marketing digital para clínicas médicas é fundamental para atrair pacientes modernos e com experiência em tecnologia, bem como um público-alvo mais jovem. Esse tipo de pensamento inovador e empreendedor fornecerá sucesso a longo prazo, pois abraça um formato digital crescente, abre novas maneiras de aumentar a eficácia do marketing médico e melhorar a qualidade do atendimento ao paciente.

Para obter mais informações sobre como conduzir o marketing de serviços médicos, entre em contato com uma agência de marketing para médicos.