5 dicas para gerenciar uma clínica com sucesso

Gerenciar uma clínica de sucesso, assim como todo negócio, depende de uma série de fatores. Para te ajudar a entender como gerenciar uma clínica com sucesso, separamos 5 dicas essenciais. Acompanhe!

A importância de gerenciar uma clínica

Gerenciar uma clínica requer um conjunto de ações para o seu bom funcionamento que vai desde o planejamento, até as análises de resultados durante a rotina.

Como toda empresa, a clínica também requer serviços como limpeza, controle de estoque, compra de materiais, um atendimento de qualidade e, claro, um bom plano de marketing.

Com um gerenciamento eficiente da clínica, é possível obter mais sucesso e alavancar os seus resultados. Descubra como!

5 dicas para gerenciar uma clínica com sucesso

Fique por dentro de dicas essenciais para gerenciar uma clínica com sucesso e conquistar seus pacientes. Essas dicas são válidas para clínicas de estética, clínicas odontológicas, médicas, entre outras.

1  – Defina metas e analise resultados

Para saber se o seu negócio está indo bem, é preciso estabelecer metas e analisar os resultados de tempos em tempos.

Por exemplo, de nada adianta ter um bom volume de pacientes e ter um prejuízo financeiro por conta dos gastos excessivos e inadequados com compra de materiais.

Com uma boa organização de fluxo de atendimento, controle de estoque e de gastos com materiais é possível definir melhor as metas da sua clínica. Mas para garantir que essas metas estão sendo atingidas e a clínica está rendendo bons frutos, uma análise deve ser realizada com frequência.

O Retorno sobre Investimento (ROI) é uma métrica muito usada para medir o valor investido e qual retorno você tem recebido a partir disso.

É sempre importante lembrar: nunca gaste mais do que ganha, portanto, para que a saúde financeira da sua clínica esteja em dia, é fundamental que ela cubra todos os custos e esteja gerando lucro. Por isso, é importante contar com um profissional capacitado em finanças para te ajudar nessa organização.

2 – Monitore o atendimento

Querendo ou não, uma clínica lida sempre com pessoas. E para lidar com pessoas é fundamental ter um atendimento eficaz, respeitoso e que proporcione excelentes experiências aos pacientes.

Um bom atendimento tem total influência na fidelização dos pacientes e isso vai desde a recepção até os profissionais que os atendem. Atrasos e falta de empatia, por exemplo, podem afastar novos pacientes e até os mais antigos.

Por isso, é importante oferecer treinamentos periódicos para os seus colaboradores e investir em feedbacks para ouvir a opinião dos pacientes.

Ofereça ferramentas e capacitação para os recepcionistas de forma que eles possam atender os pacientes e tirar dúvidas pontuais.

No caso dos profissionais também não é diferente. Eles precisam ser formados e altamente capacitados para atender a especialidade da sua clínica.

Em consultórios de estética, por exemplo, é fundamental contar com um profissional membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para gerar mais credibilidade ao seu negócio e garantir a segurança dos seus pacientes.

Fornecer um atendimento mais humanizado também é essencial para conquistar os pacientes e fidelizá-los.

3 – Organização de dados

Além da organização financeira e de insumos presentes na clínica, é preciso se atentar com a organização de dados dos pacientes. Isso porque muitos pacientes passam pela clínica diariamente fornecendo seus dados pessoais e clínicos.

Felizmente hoje existem programas e ferramentas com capacidade de armazenar todas essas informações sobre os pacientes. Eles são facilitadores na hora de buscar esses dados e ajudar a entender todo o histórico do paciente.

Caso você não queira investir nessas ferramentas atualmente, pode optar por utilizar planilhas de excel. O importante é garantir que essas informações estarão seguras e muito bem armazenadas.

4 – Investir no marketing digital

É um fato que o mundo está cada vez mais digital. Hoje, se uma marca não está inserida no mundo virtual, ela provavelmente perde a credibilidade e até oportunidades de novos pacientes te conhecerem.

Investir em um site bem estruturado, redes sociais e até aplicativos de agendamento é essencial para os dias de hoje. Anúncios patrocinados e estratégias de inbound marketing, por exemplo, vão ajudar a reforçar a presença da sua clínica nos sites de busca e, consequentemente, atrair mais público.

5 – Invista em novidades

Softwares de gestão médica, aplicativos, painéis de controle. Enfim, existem cada vez mais novidades e atualizações que podem integrar o seu consultório clínico. Em tempos de pandemia, por exemplo, a telemedicina se tornou realidade e a sua clínica não pode ficar atrás da concorrência.

É uma maneira de incentivar os pacientes a manterem o tratamento clínico com toda a segurança e conforto.

Agora que você conheceu algumas das principais dicas para gerenciar uma clínica de sucesso, comece a investir. Você poderá perceber os resultados muito em breve.

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