5 Dicas para deixar o seu lar com a sua cara

Está querendo deixar sua casa com a sua cara? Mas está sem ideias? Se esse é seu objetivo, então confira essas 5 dicas incríveis para deixar seu lar aconchegante! 

  1. Dicas para deixar o seu lar aconchegante 

Com a pandemia, todos foram obrigados a ficarem mais tempo em casa. Afinal, nada de aglomerações, não é mesmo? Então, a casa ganhou mais atenção! 

E com mais tempo em casa, o grande objetivo é deixar o lar aconchegante. Mas, será que é possível transformar o lar? 

A resposta é “com certeza”! Bastam algumas boas ideias, disposição e você conseguirá dar uma repaginada no seu lar, deixando-o bem mais gostoso! Veja essas 5 dicas para deixar seu lar mais aconchegante e se inspire! 

  1. 1.  Pintura 

Já não está na hora das paredes do seu lar ganharem uma pintura? Muitas pessoas esquecem que a pintura da casa tem que ser refeita, de tempos em tempos, dependendo do estado atual, mas também do tempo de validade da tinta usada. 

Há tintas que têm 3 anos de validade, já outras, 5 anos. Então, se já se passaram uns 10 anos que você não pinta as paredes da sua casa, que tal agora? 

Outras pessoas só pensam na pintura externa da casa, mas se esquecem que a pintura interna também merece atenção. 

Vá devagar. Calcule o quanto de tinta você precisará primeiro e quais são as cores que você deseja. O tanto de tinta depende de quantos metros quadrados de parede você precisa pintar. E calcule sempre uns 10% a mais, principalmente se você não tem experiência pintando. 

Para esse cálculo, multiplique a altura pela largura da parede e some todas as paredes. Lembre-se de incluir as margens de janelas, mas de subtrair a área da janela. 

De fato, o lar pode ganhar uma decoração nova com a simples mudança da cor nas paredes. Opte por cores calmas, aconchegantes e que combinem com a mobília que você tem. 

Ambientes internos ficam muito bons com tons bege ou palha na parede, bem como cinzas bem claro. Esses tons costumam ser coringas, já que combinam com praticamente todas as mobílias. 

Uma dica: fuja de tons muito fortes para muitas paredes. Se você quiser pintar uma única parede de azul-escuro, preto ou até vermelho, pode até ser, mas nem pensar em pintar todas as paredes com esses tons fortes! 

Além de serem visualmente cansativos, farão o ambiente parecer muito menor do que é. 

  1. 2. Objetos personalizados e de decoração 

Uma boa dica para deixar sua casa mais aconchegante é ter objetos personalizados, que podem ser colocados estrategicamente na casa, como decoração, por exemplo. 

Quer uma dica? Canecas de alumínio personalizadas, colocadas em uma estante ou em uma prateleira, dão um ar bastante aconchegante na casa. 

Outra dica são as mantas, que podem ser deixadas no sofá ou em poltronas. As mantas dão um ar de aconchego e um toque de personalidade a qualquer ambiente. 

  1. 3.  Papel de parede 

Outra boa ideia para transformar a decoração do seu lar é investir em papel de parede. 

Veja se há uma parede ou duas, formando um L, nas quais um papel de parede daria um destaque ao ambiente. 

Há diversas opções de papel de parede no mercado, desde os mais baratos, até os mais caprichados. 

Para calcular quantos rolos de papel de parede você vai precisar, faça a conta: altura x largura da parede dividido por 4. E lembre-se de sempre arredondar o número para cima. 

Não se sente seguro para tentar colocar o papel de parede sozinho (a)? É bem simples, mas se você tem dúvidas, há vários vídeos no Youtube mostrando como você pode fazer isso, sem precisar contratar outra pessoa. 

  1. 4. Adesivos 

Quer dar um ar descolado em algum ponto da casa? Por que não colocar um adesivo na parede? Há tantos modelos divertidos e interessantes, que você mesmo pode instalar. Aqui, a criatividade manda! 

Há, inclusive, modelos de adesivos, resistentes à água, que podem ser colocados na cozinha ou no banheiro, por exemplo. 

  1. 5. Plantas 

As plantas são ótimas opções para deixar qualquer lar mais aconchegante e ajudar na redução do estresse. 

Mesmo que você more em um ambiente pequeno e não tenha muita habilidade no cultivo, você pode optar por plantas que não exigem muito. 

Um cacto, por exemplo, pode ser uma boa ideia, mas tome cuidado se você tiver pets ou crianças em casa. 

Se o espaço for mesmo pequeno, você pode optar por plantas suspensas, como a samambaia, colocada no alto e que dará um toque especial na decoração. 

Por último, se você é daquelas pessoas que se esquecem de molhar as plantas e elas morrem, sempre, por que não escolher plantas artificiais então? 

De fato, as plantas artificiais também contribuem para a decoração e sua manutenção é zero. Você vai se surpreender como há lindas opções de plantas artificiais para decoração. 

E então, gostou das dicas para deixar sua casa mais aconchegante? Agora que você já se inspirou é pensar no que fica melhor para seu ambiente e deixar a criatividade mandar. 

Assim, você certamente dará um novo visual ao seu lar!