Crise de vendas na Pandemia: 4 Dicas para aumentar suas vendas

Gestão de vendas

Uma palavra que define nossa situação atual é adaptação. Só permanece no mercado aquele que concilia estratégias, ferramentas e ações. Principalmente no mundo dos negócios! Por isso, vamos ajudar você a adaptar-se ao “novo normal” no processo de vendas.

A transformação digital está acontecendo de forma nada espontânea devido ao novo coronavírus, por isso algumas empresas estão realizando adaptações para ”salvar” o seu processo de vendas e a sua empresa.

Alguns negócios acabam perdendo oportunidades de vendas porque não souberam adaptar suas vendas físicas para suas vendas online.

É preciso considerar a adaptação às vendas para o formato digital, não só pela pandemia, mas, porque essa será uma forma de compra extremamente utilizada nos próximos anos.

Por isso, temos algumas dicas para ajudar sua empresa nesse processo de mudanças.

A crise da pandemia

O mundo ficou extremamente abalado por conta da pandemia do novo coronavírus, e é claro que o impacto também chegou aos negócios.

O isolamento social, prejudicou algumas empresas, principalmente as que precisam vender seu produto de forma presencial. Com isso as empresas precisaram se adaptar ao novo normal: o digital.

Se sua empresa ou seu time de vendas não teve uma certa dificuldade (ou até está tendo) para se adaptar com essas mudanças, saiba que é muito normal!

Vale reforçar que essa dificuldade não é desculpa para não se adaptar ao “novo normal”, pelo contrário, esse é o momento ideal para realizar essa adaptação em seu processo de vendas.

Vamos te dar algumas dicas para fazer essa adaptação e deixar tudo mais fácil.

4 dicas eficazes para melhorar seu processo de vendas

  • O começo é com você:

Independente da sua posição, seja líder ou vendedor, você não deve esperar as coisas acontecerem para começar a agir.

Digamos que você é um vendedor, mantenha disciplina, observe onde pode melhorar suas propostas e nunca espere ninguém pedir para você fazer algo, apenas faça.

Se você é um líder do setor de vendas, seja o exemplo da equipe e não espere o vendedor perceber se vale a pena ou não continuar aquela venda, observe tudo para estar sempre à frente.

Caso seja o dono da empresa, não espere o líder avisar que as vendas estão ruins por conta da crise, observe antes e já comece a procurar ferramentas para ajudar no processo de vendas, um bom exemplo são as plataformas para a captação de leads, como a Cadastro Empresa.

Com essa Plataforma, você pode buscar empresas por segmento, e realizar um trabalho de contato ativo.

  • Oportunidades:

Por conta dessa situação, a maioria dos seus concorrentes ficaram preocupados e não sabem o que fazer.

Por isso, procure as oportunidades que estão no meio desse nosso novo caos e lembre-se que você pode estar em dois grupos nessa situação:

  • O grupo em que, passaram à frente dos concorrentes e se destacaram quando se adaptaram.
  • E o grupo dos desesperados, que acabaram ficaram para trás.

Faça uma autoanálise e descubra em qual grupo você está. 

E caso o seu negócio represente o primeiro grupo, continue a leitura desse artigo. Temos ótimos insights para ajudar você e seu negócio!

Lembre-se que assim como na evolução do mundo, apenas os mais fortes sobrevivem a cadeia evolutiva.

  • Observe o problema:

É natural que existam empresas que estão sendo extremamente afetadas por conta dessa pandemia, por isso, caso na hora do processo de vendas, o consumidor informar que não pode comprar no momento por conta da pandemia, mostre-se empático à situação.

Mostre compreensão para o momento e as dificuldades que ele está vivendo, deixe claro que sua empresa também está sendo afetada, por isso está aberta a facilitar os pagamentos aos seus clientes. 

Ofereça suporte para entender como você pode ajudar.

  • Reforce as mensagens positivas:

Pegue  todos os pensamentos e  mensagens negativas e jogue fora, pense que no momento em que o processo de vendas for executado, o consumidor quer ser impactado por conversas e mensagens disciplinadas e pessoas que estão preparadas.

Listamos algumas frases que você deve evitar na hora do seu processo de venda:

  • “Você é o terceiro consumidor que deseja realizar um cancelamento, a pandemia está prejudicando todos”
  • “A pandemia também está afetando a sua empresa? Nossa, está acontecendo com todos mesmo”
  • “Essa doença está prejudicando todos mesmo. Tudo bem, melhor esperar mesmo”
  • “Da forma como anda essa pandemia, muitas empresas vão fechar”

É importante você nem pensar em falar essas coisas para o seu consumidor, isso vai acabar com sua oportunidade de vendas.

Gestão de vendas na pandemia

Como a maioria das pessoas estão trabalhando no home office, é natural ter que reeducar a sua equipe de vendas nesse novo processo de vendas online.

Para que isso aconteça é importante seguir passos como estes:

  • Metas diárias

Isso é vital, afinal os vendedores não estão conseguindo se concentrar com facilidade para realizar suas vendas.

Por isso, aposte em metas diárias, com isso vai ser possível perceber se foi um dia produtivo ou não, e o seu líder também poderá observar o seu desempenho.

Pense em algumas metas como essa:

  • Realizar 40 ligações
  • Conseguir agendar 3 reuniões
  • Criar 2 projetos novos

Mas não esqueça que os próprios vendedores que devem definir suas metas diárias, quando definir, o vendedor deve passar para o líder.

  • Relatórios diários

Os relatórios das suas metas diárias são essenciais para saber o seu progresso, vamos dar exemplos de como fazer esse relatório.

  • Realizar 40 ligações – mas, na verdade, você fez 50 ligações
  • Conseguir agendar 3 reuniões – mas, na verdade, agendou 6 reuniões
  • Criar 2 projetos novos – mas, na verdade, criou 4 projetos

Outra dica é enviar o relatório para todo o time de vendas, com isso todos vão saber quem está indo bem e quem não está.

  • Reuniões diárias

Por todos estarem em home office, precisamos continuar algumas atividades que eram realizadas diariamente.

As reuniões são fundamentais para uma boa equipe e é importante você ser um líder firme e presente.

Opte por realizar as reuniões na parte da manhã, sempre com o objetivo de entender a produção da equipe e o que vai ser feito no dia em questão.

Essa rotina é muito boa para avaliar quais dificuldades sua equipe está, além de entender em quais projetos.

Conclusão 

No artigo de hoje explicamos o quanto a crise do novo Coronavírus impactou diversas empresas. O que fez a maioria que escolheu sobreviver, ter de se adaptar a um novo processo de vendas.

Acreditamos que esse conteúdo tenha auxiliado a esclarecer todas as suas questões.

Vale a pena também conhecer a ferramenta Cadastro Empresa que é ótima para você encontrar empresas de todo o Brasil. Confira 12 estratégias para crescer sua empresa e complete seus conhecimentos.

Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários, teremos prazer em te ajudar.

Até o próximo artigo!