4 dicas para melhorar a sua produtividade no trabalho

Muitos profissionais sonham em aumentar a própria produtividade no trabalho, mas poucos conseguem obter resultados positivos ao realizar essa prática. Isso acontece principalmente pelo fato das pessoas não entenderem o real significado de “ser produtivo”.

Explicando de maneira breve, o termo não consiste em estar ocupado a maior parte do tempo, e sim em conseguir produzir mais em menos tempo, ter comprometimento e se esforçar para alcançar determinado objetivo.

Escrevendo assim pode até parecer difícil conseguir atingir isso, mas não é! Para comprovar isso e ainda garantir que você consiga dar os primeiros passos para aumentar a sua produtividade, separamos quatro dicas infalíveis. Confira!

1. Organize o seu espaço

Quer melhorar a sua produtividade no trabalho? Comece organizando o seu espaço! Segundo especialistas, a organização e a limpeza ajudam a melhorar a imagem de uma companhia e ainda aumentam o foco dos colaboradores no trabalho.

Pense em um consultório odontológico. Sem dúvidas, um paciente nunca viu um compressor de ar no meio da sala, pois além de ser proibido iria passar um ar de descuido por parte do profissional.

O mesmo pode ser expandido para um escritório, uma fábrica e até mesmo para uma pessoa em home office. Um ambiente organizado é ótimo para evitar irritações, machucados e danos, bem como manter os itens essenciais da rotina de trabalho sempre por perto.

2. Liste suas tarefas

Suponhamos que você é dono de um elevador de carga e deseja modernizar o meio de transporte, mas que antes ele precisa passar por uma vistoria completa. Você contrataria o primeiro serviço antes do segundo? Provavelmente não, visto que se fizer isso pode comprometer todas as atualizações.

Para aumentar a sua produtividade no trabalho, é fundamental que você organize o seu tempo listando as suas atividades, definindo prioridades e estabelecendo metas. Com isso, você garante não apenas a sua própria otimização e dos seus colegas de equipe, mas de toda a empresa.

3. Faça pausas

Já pensou como ficaria a aplicação da manta asfáltica para telhado se os trabalhadores ficassem mais de 10 horas seguidas embaixo de um forte sol e sem nenhuma pausa? Sem dúvidas, a falta de descanso poderia causar muitos problemas para o serviço e até mesmo acidentes fatais, levando em consideração a altura.

E sabia que não são apenas os profissionais que realizam serviços externos e perigosos que necessitam de momentos de descanso? No mundo corporativo, as pessoas estão expostas constantemente às pressões e situações estressantes, que quando em excesso podem se agravar para casos de ansiedade, crises de pânico e depressão.

Para aumentar a sua produtividade no trabalho, uma das melhores soluções é não ignorar os momentos de pausa, especialmente aquela horinha do almoço. Além dela, tirar cinco minutinhos entre uma atividade e outra, bem como fazer aquela pausa para o café pode aumentar a sua concentração.

4. Não deixe sua agenda te controlar

Ter um planejamento, listando atividades e estabelecendo prioridades, é muito benéfico, mas você não pode – nem deve! – deixar a sua agenda te controlar! Quando isso acontece, as chances de você perder o domínio do seu próprio dia aumenta.

Independentemente do trabalho que você realiza, imprevistos podem surgir e você precisará conseguir lidar com eles sem que atrapalhe outras atividades. Se você for um fantoche de sua agenda, dificilmente conseguirá lidar com esse tipo de situação.

Gostou do nosso post com 4 dicas para melhorar a sua produtividade no trabalho? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.