3 dicas infalíveis para conhecer melhor o perfil dos compradores de um imóvel

Antes de vender um imóvel, são necessários preparação e estudos. Não é por nada que existem profissionais qualificados que se dedicam a esta função!

No entanto, através das ferramentas que temos hoje, é possível realizar uma análise do perfil de potencial compradores e chegar até eles de maneira mais fácil do que antigamente.

Para te ajudar nesse processo, trouxemos três dicas infalíveis que vão te ajudar a conhecer melhor o perfil dos compradores de um certo tipo de imóvel. Confira:

Conheça as particularidades do seu imóvel e da região onde ele se encontra

Yellow Building

O primeiro passo para qualquer venda de sucesso é conhecer o produto que você está oferecendo. Reúna informações sobre as particularidades do imóvel, como idade da estrutura, tipo (apartamento ou casa), se é para residência temporária ou fixa, quais atributos básicos oferecidos, quais atributos podem ser considerados adicionais (piscina, área de lazer, churrasqueira). Esta etapa é importante pois o conhecimento sobre o mercado de casas de praia em Cabo Frio é diferente do conhecimento sobre apartamentos em Rio das Ostras, e ser capaz de reconhecer os pontos fortes de cada, ao mesmo tempo que busca uma cartela de clientes de um nicho específico, facilitará o processo de venda do imóvel. Através desses dados também é possível analisar quais pontos de melhoria que podem ser resolvidos antes de colocar a venda, aumentando o valor final do seu imóvel. 

O conhecimento de uma certa região também é de grande valor para facilitar o processo de venda do imóvel. Isso porque a dinâmica econômica, comercial, política e social só é possível de ser obtida ao vivenciar certo bairro. Informações como valorização ou desvalorização da região, projetos e leis urbanas municipais, possibilidades de tombamentos e desapropriação, áreas de preservação ambiental e proximidade de atrativos turísticos influenciam diretamente no preço final e na atratividade do local, e devem estar na ponta da língua antes de buscar um comprador.

Defina uma persona

Used Pen Lot on Paper

Uma vez que você possui os dados concretos sobre o seu imóvel e a região na qual ele se situa, é hora de realizar uma atividade que exige criatividade: montar uma persona. Mas afinal, o que é isso? Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela deve ser baseada em dados reais sobre comportamento e característica do seu cliente e envolve a criação de uma breve história pessoal, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Parece complicado? Então vamos colocar em um exemplo. Se você possui uma casa de praia em Cabo Frio, seu potencial comprador provavelmente será alguém que quer passar uma temporada de verão na cidade. Com sua experiência como morador da cidade de Cabo Frio, você já deve ter visto algumas características comuns entre os visitantes de verão da região. Logo, a partir das suas experiências pessoais, ou até mesmo de dados que você extraiu com a sua pesquisa sobre as particularidades do imóvel que está oferecendo, é possível criar o perfil do potencial cliente. Nesse caso, podemos delimitar que a cliente ideal é a Júlia, de 25 anos, que quer alugar uma casa com os amigos para passar o verão na praia curtindo as baladas que a cidade oferece. Uma vez que você cria uma, ou diversas, personas que poderiam comprar o seu imóvel, fica mais fácil de contatá-las e ofertar seu imóvel para elas.

Utilize a internet ao seu favor

Person Holding Iphone Showing Social Networks Folder

Através das mais diversas redes sociais, como Facebook, Instagram e até Whatsapp, é possível chegar até as suas personas com uma facilidade nunca vista antes. Procure por grupos e contas que sirvam para esse propósito e analise brevemente se os membros dos mesmos condizem com os das suas personas. Você também pode entrar em grupos que não são diretamente relacionados a venda de imóveis mas que possuem membros que condizem com suas personas. Por exemplo, para facilitar a venda de um apartamento do tipo kitnet em região universitária, você poderá anunciar no grupo do Facebook ou criar uma arte para divulgar no Instagram e grupos de Whatsapp destinados aos universitários de um certo curso.

No entanto, não basta apenas publicar, é preciso gerar engajamento para transformar seus leads em compradores. Se você já realizou todas as etapas anteriores e ainda não conseguiu resultados concretos, é hora de mudar sua estratégia de divulgação. Observe se o linguajar que você está utilizando condiz com o das suas personas. Realize pequenos testes publicando em grupos similares textos levemente diferentes e veja qual tem maior engajamento. Se utilizou a sua página própria do Facebook ou Instagram para divulgar a ação, analise os dados e mande uma mensagem privada para pessoas que reagiram. Enfim, saiba quando manter e quando mudar a estratégia, de maneira a chegar a resultados mais positivos.

Por fim, conte com o apoio de plataformas e portais imobiliários, como o Ei Imóvel, para divulgar o seu imóvel. Eles já contam com estruturas personalizadas para atingir certos públicos alvos e personas, podendo facilitar a venda do seu imóvel.