10 dicas de como promover seu negócio na internet

publicitário usando o notebook

Vender um serviço por meio de estratégias online pode ser um desafio, pois não há nada físico ou tangível que os clientes possam ver e tocar; no entanto, existem algumas ferramentas e estratégias que podem ajudá-lo. É por isso que compartilhamos esses 10 elementos para promover seu negócio pela internet:

1. Site institucional

Se sua empresa não está na Web, é como se ela não existisse. Ter uma página permite mostrar mais informações sobre seus serviços, processo de aquisição, histórias de sucesso, etc. Por isso que a criação de sites institucionais é sempre indicado para quem quer promover seu negócio.

Para complementá-lo, você pode ter uma página de destino (landing page) que seja uma página mais simples, o objetivo é que os usuários vejam as informações em um único local e possam entrar em contato com você, deixar seus dados, fazer download de informações, sem precisar ir para outra página. É importante que esta página tenha uma chamada à ação específica e visível.

2. Conteúdo

O conteúdo pode ser o seu melhor aliado, compartilhando informações relevantes para o seu mercado em potencial sobre os benefícios de seus serviços, dados concretos, estatísticas, pequenos e-books para download. Com um blog onde você pode compartilhar 1 ou 2 notas semanais e fornecer conteúdo valioso com seus seguidores, pode ajudá-lo.

OBS: não se trata apenas de vender, é um trabalho de educar e ajudar seus clientes em potencial a encontrar a solução de que precisam.

3. Publicidade

As plataformas mais populares para investir são o Facebook e o Google, mas por que é importante? Quando você investe em anúncio, fica muito mais fácil fazer a oferta no momento mais propício para uma venda.

Em relação às redes sociais, o Brasil está acima da média latino-americana no uso de mídias sociais e as campanhas permitem segmentar, por idade, preferências, localização, etc.

4. Email

Muitos acreditam que o email está morto, mas ainda é uma ferramenta de comunicação muito poderosa. Seja para enviar lembretes, informações gerais, promoções específicas, é bom que você entre em contato constantemente com seus seguidores. Recomendamos no máximo 2 remessas por semana ou no mínimo uma por mês.

5. Conte histórias

Quando as pessoas veem histórias de sucesso e depoimentos, identificam e geram maior conexão. Você também pode incentivar as análises de usuários para que as pessoas possam deixar uma avaliação, não tema as críticas, são oportunidades de melhoria.

6. Integre a experiência online e offline

Sua empresa é a mesma, independentemente de as estratégias serem online e offline. Ter uma boa estratégia omnichannel ajuda a fornecer um melhor acompanhamento aos seus clientes, não importa onde eles entrem em contato com você.

7. Análise

Um dos elementos mais importantes do marketing digital é a parte da medição e análise que você pode obter. Defina os medidores de sucesso mais importantes para o seu negócio, por exemplo: número de registros / número de agendamentos / número de vendas e defina as porcentagens de conversão para identificar as áreas de melhoria que você pode implementar.

8. Sinergia entre áreas

O mais comum nas empresas é que a equipe de marketing execute as estratégias de atração de clientes em potencial, entregue para área de vendas para acompanhamento e, em alguns casos, se torna um problema devido à falta de comunicação entre os clientes. 

É importante trabalhar em conjunto para avaliar a qualidade dos prospectos recebidos e o acompanhamento dado.

9. Prestação de serviços

Não venda promessas falsas. Este é um dos piores erros ao fechar uma venda, prometendo mais coisas do que pode ser cumprido. No momento, ajuda a vender, mas, a longo prazo, pode gerar insatisfação do cliente e, talvez, perda.

10. Acompanhamento

Atrair um novo cliente pode custar três vezes mais do que cuidar daqueles que você já possui. Não interaja com os clientes de uma só vez, gera relacionamentos de longo prazo, isso pode ser feito através de personalização, geração de emoções positivas, pacotes de fidelidade, descontos, programas de referência, enfim, pode haver muitas estratégias para deixar seus clientes felizes.

Esperamos que esses 10 elementos sejam úteis, você pode posicionar sua empresa de serviços usando as ferramentas da internet e atraia mais clientes.