Entenda os motivos para se trabalhar no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro é uma das cidades mais ricas da América Latina, com uma economia diversificada que abrange financiamento, fabricação e turismo entre seus setores desenvolvidos. Além de beneficiar de recursos naturais ricos, o Brasil também possui uma grande população, tornando as empresas verdadeiramente escaláveis.

Além disso, o Rio, em particular, ainda está aproveitando seu papel na sede da Copa do Mundo de 2014, e as Olimpíadas de 2016, que impulsionaram o setor turístico a quase 10% do PIB local. O que é possivelmente o mais impressionante sobre o Rio é o ritmo do crescimento econômico, que foi um dos argumentos a favor da cidade que hospeda as recentes Olimpíadas.

Tendo sido a capital do Brasil há séculos antes do título ter sido transferido para Brasília em 1960, o Rio é o lar de muitas empresas locais e globais, que já estabeleceram há muito tempo, que apoiam o crescimento econômico e a estabilidade relativa da cidade.

Como todas as grandes cidades do Brasil, o Rio de Janeiro tem uma grande população de expatriados, que é bem atendida socialmente e em termos de oportunidades de carreira. Se você está pensando em uma mudança para o Brasil, para o estilo de vida ou para dar a sua carreira um impulso, então verifique este guia para conseguir um emprego no Rio.

Trabalhar no Rio de Janeiro

Antes de começar a procurar um emprego no Rio de Janeiro, verifique se há algumas etapas que você precisa tomar antes que você possa trabalhar legalmente lá. O Brasil tem acordos recíprocos com muitos países (com a notável exceção da América), que permitem a entrada sem visto para visitas turísticas de curto prazo.

Empregos no Rio de Janeiro

No entanto, na maioria dos casos, para trabalhar legalmente, você precisará tanto de uma autorização de residência quanto de um visto de trabalho, que deve ser solicitada através da embaixada brasileira.

Normalmente, você precisará ter uma sólida oferta de trabalho antes de poder candidatar-se ao visto de trabalho, mas você pode organizar sua permissão de residência primeiro e, em seguida, passar para a licença de trabalho assim que seu trabalho for confirmado. Seu empregador terá que iniciar o processo com o Ministério do Trabalho, e você pode acompanhar o progresso do seu pedido de visto online através do portal de vistos.

Em alguns casos, você pode precisar sair e depois voltar a entrar no país para validar suas novas licenças. Por exemplo, isso se aplica se você estivesse no Brasil com um visto de turista e desejasse mudá-lo para um visto de trabalho. O processo é relativamente complexo, então é aconselhável tomar o conselho de sua embaixada local (e considerar empregar os serviços de um advogado ou agente de imigração).

Tipos de empregos disponíveis

Mineração, petróleo e gás são grandes indústrias no Rio, o que significa que há empregos nesses setores, incluindo engenharia e as funções de suporte das grandes empresas. A GE Global Research tem uma instalação no Rio de Janeiro e recruta funções em várias funções, e a Petrobras também é uma característica proeminente no Rio.

Os empregos do Rio em finanças podem ser encontrados através de um recrutador especializado ou uma busca específica em um conselho de emprego popular. Porque existem tantas grandes empresas internacionais com presença no Rio, financiar empregos em um ambiente corporativo são comumente disponíveis em uma variedade de níveis diferentes.

Empregos no Rio de Janeiro

A educação é um bom lugar para procurar empregos para falantes de inglês no Brasil. Há oportunidades para trabalhar em escolas estabelecidas ou como professor particular ou tutor no Rio de Janeiro. Suas chances são impulsionadas se você tiver uma qualificação, experiência ou um falante de inglês nativo.

Caso contrário, se você quiser trabalhar enquanto você explore a cidade, procurar um emprego em um hotel, albergue ou cama e café da manhã é uma boa idéia. O Rio tem uma indústria turística desenvolvida, então muitas vezes as vagas do setor de hospitalidade e a fluência em diferentes idiomas é um bônus.

Claro, você vai querer saber mais sobre os salários e os custos de vida no Brasil, e especificamente no Rio de Janeiro. Se você tem uma empresa ou um papel em mente, o Glassdoor pode ser uma ótima maneira de obter informações sobre a cultura da empresa e as prováveis ​​gamas salariais oferecidas.

Para informações sobre o custo de vida em comparação com a sua casa atual, experimente o Numero, onde você pode comparar os custos de aluguel, mantimentos, utilidades e outras despesas diárias.